APRENDENDO COM O DICIONÁRIO

Autores

  • Jackeline G. de Oliveira
  • Nilma F. do Amaral Santos

Resumo

O projeto de mediação pedagógica foi desenvolvido na turma do 3º ano “A”, em uma escola
da rede municipal de Anápolis-GO. O motivo da realização deste projeto surgiu a partir das observações
ocorridas durante o Estágio Supervisionado em Docência nas séries iniciais do Ensino Fundamental
I, onde ficou perceptível que os alunos demonstravam pouca compreensão acerca da importância
e do real significado do dicionário. A utilização do dicionário traz inúmeros benefícios para os
alunos, contribuindo na aquisição da leitura e da escrita convencional bem como na ampliação de novos
vocábulos e de significados. Sabendo da importância do dicionário, e do quão essencial é trabalhar
com a utilização do mesmo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o trabalho tem como finalidade
identificar a importância e o real significado do dicionário no processo de ensino e aprendizado. Para a
elaboração do projeto, foram utilizadas as propostas teóricas de autores que ressaltam a importância do
desenvolvimento de projetos, alcançando um conhecimento escolar significativo, assim como de autores
que enfatizam os principais aspectos e a relevância de um dicionário para o ensino e aprendizado,
dentre esses: Hernandéz (1998), Rangel; Bagno (2006), Tullio; Zamariano (2011), Vasconcellos
(2000). Como metodologia, a proposta em questão foi desenvolvida por meio da pesquisa-ação, que é
um tipo de pesquisa que envolve o meio social com base empírica, na qual, pesquisadores vão a campo
com o intuito de identificar alguma situação ou problema que necessita de uma intervenção. Assim,
trabalhando com atividades diversificadas, acreditamos que contribuímos para a melhoria do processo
de ensino e aprendizagem, despertando nos alunos a importância do dicionário como um suporte a ser
utilizado diariamente.

Downloads

Publicado

2017-08-08