JOÃO E MARIA: UM CONTO DE FADAS
Resumo
O projeto, em andamento, tem por finalidade contribuir com a contação de histórias para
desenvolver e propiciar o despertar para o gosto pela leitura e ampliar do aprendizado das crianças. O
interesse por esse tema surgiu no decorrer das alas ministradas durante o Estágio Supervisionado em
Educação Infantil, na turma do Jardim I, em um Centro de Educação Infantil (CMEI), na cidade de
Anápolis-GO, tendo como referência as histórias infantis - Contos de Fadas, como recursos
primordiais para se trabalhar à sensibilização das crianças com o propósito de ampliar sua imaginação,
sua criatividade e conseguir realizar mudanças de atitudes, em sua vivência social. Para isso serviram
de embasamento teórico para uma maior compreensão acerca da temática e para a organização das
sete etapas do projeto: ABRAMOVICH (1989); AGUIAR(2001); BAMBERGER (2006);
MACHADO (2000); OSTETTO(2000); PRIETO(1999); VILLARDI(1997); ZILBERMAN(1998) e o
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil-RCNEI (1998, vol.3). As ações foram
efetuadas por meio de rodinhas de conversas, com finalidade de realizar o levantamento dos
conhecimentos e das experiências que as crianças têm acerca de histórias e sobre os personagens, com
destaque, o Conto de Fadas João e Maria, numa perspectiva de prática pedagógica interdisciplinar,
com vista ao desenvolvimento do gosto pela leitura por meio da literatura e para uma melhor interação
das crianças.