LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Isabella Pereira Dias
  • Jéssica Caroline Soares Coelho
  • larissa Santos Ferreira
  • Adriana Rocha Vilela Arantes

Resumo

Este presente projeto surgiu a partir da perspectiva de pesquisa ação que por meio da
observação empírica na realização do estágio supervisionado exigido pela faculdade. No decorrer das
observações feitas na Educação infantil no CMEI Clarice Lispector, com crianças do jardim II. Foi
observado dificuldades da linguagem oral e escrita, por isso a importância de favorecer um espaço de
letramento nessa faze da Educação infantil, levando em conta as junções social e cultural,
aproximando as práticas do professor com as que ocorrem no cotidiano das crianças, propondo
situações de aprendizagem baseadas na ludicidade buscando o interesse, que permitam reflexões sobre
a função social da escrita, analisando a aprendizagem de cada indivíduo de forma continua. A partir
disso decidimos desenvolver um projeto que abrangesse a leitura e escrita, como tema norteador para o
ensino-aprendizagem nessa turma. Buscamos explorar as crianças com as possibilidades que o
letramento proporciona. O projeto tem como objetivo estimular o interesse pela leitura e escrita,
interpretar e encenar histórias lidas, recontar historias ouvidas, promover o reconhecimento de
histórias como linguagem e instrumento de manifestação sociocultural e planejar atividades lúdicas
voltadas para o domínio dos números. A base teórica será fundamentada a partir de autores como,
Soares (1998), Pimenta (2004), Abranovay (1985), Souza (2004), entre outros, que contribuíram com a
fundamentação escrita e formulação do projeto. O projeto busca mostrar como é importante a
mediação pedagógica durante as atividades, sendo possível afirmar o inegável envolvimento das
crianças quando as atividades são lúdicas e o contato com a leitura e a escrita, é a oportunidade que as
crianças têm de vivenciar e conhecer o mundo ao seu redor. Portanto favorece o desenvolvimento das
habilidades relativas ao processo de letramento, considerando-se não apenas o contato com materiais
de leitura e escrita, mas também a mediação do cotidiano dessas crianças.

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Publicado

2017-08-08