YES, I SPEAK!: UMA EXPERIÊNCIA COM OS MÉTODOS DA ABORDAGEM COMUNICATIVA EM UMA TURMA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ANÁPOLIS

Autores

  • Andressa Andrade Pires
  • Barbra do Rosário Sabota Silva

Resumo

O projeto Yes, I speak! teve como principal objetivo observar os desdobramentos
de uma ação que visou introduzir a prática da conversação como procedimento metodológico
durante o processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. A conversação foi pensada
como uma possível forma de melhorar a autoestima dos estudantes em relação ao uso da
língua e incentivar a sua produção textual (sobretudo oral). O projeto consistiu na organização
de um grupo de estudos que se reunia uma vez por semana para praticar a conversação a partir
da leitura/escuta de textos autênticos. Como base teórica, foram utilizados os pressupostos da
chamada Abordagem Comunicativa, sobretudo a Hipótese do Insumo (Input Hypothesis) de
Krashen (1985; 2009) e as propostas de Larsen-Freeman (2008). Ao final do projeto,
observou-se que os estudantes, que se tornaram mais participativos e mais otimistas em
relação ao estudo da língua inglesa.

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Publicado

2017-08-08