RECURSOS DIDÁTICOS INFLUENCIADORES NO ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Autores

  • Gleiciely Oliveira Cardoso
  • Joyce kelly Silva Pereira
  • Lázaro Moreira de Magalhaes

Resumo

Este trabalho tem como proposta apresentar o projeto desenvolvido, durante o estágio
supervisionado, em uma sala de 5º ano do ensino fundamental, teve como problema, como os recursos
didáticos influenciam no processo de ensino aprendizagem da Matemática e de que forma os alunos
resolvem problemas em sala de aula? Tendo como objetivo principal identificar como trabalhar o
raciocínio lógico dos alunos por meio de situações problemas. Ao introduzir os jogos matemáticos os
alunos passam a ver a disciplina de matemática como algo prazeroso, proporciona um aprendizado
significativo, possibilitando o professor de trabalhar com equilíbrio entre o real e o imaginário, amplia
o raciocínio lógico matemático se ocorrer por meio de uma construção coletiva. Os estudos tiveram
como fundamentação as ideias de teóricos como Borin (1998), Polya (1978), Kishimoto (2007),
Antunes (2006). Na perspectiva da formação do professor reflexivo, utilizamos as concepções
propostas na pesquisa-ação - Thiollent (2011). A construção de jogos foi desenvolvida, a partir de
objetivos propostos inicialmente. Seguimos uma sistemática na qual, em cada aula apresentávamos
jogos relacionados com a matemática para os alunos compreenderem o sistema de um jogo e suas
características, em seguida construímos juntamente com os alunos as regras do nosso jogo e as
situações problemas que compõe o mesmo e o nome do jogo do caminho, que foi a proposta de nosso
projeto que tem como objetivo trabalhar a matemática de forma didática. Por meio de votação o nome,
escolhido para o jogo foi “Estripulias da Matemática”. O resultado apresentou-se significativo, pois foi
possível perceber o envolvimento e participação dos alunos nas resoluções dos problemas que compõe
o jogo, desenvolveram o raciocínio lógico matemático ao compreender alguns conteúdos dos eixos da
matemática em que tinham dificuldades, portanto compreendemos que o jogo utilizado
pedagogicamente possibilita ao aluno, um ensino diversificado, significativo e de forma compreensiva.

Downloads

Publicado

2017-08-08