LER, ESCREVER, AGIR E JOGAR COM BRINQUEDOS CANTADOS

Autores

  • Bruna Carolina André Santos Fernandes
  • Nilma Fernandes do Amaral Santos

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido durante as observações realizadas na sala do 2º ano
do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Anápolis como forma
avaliativa do Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental I do curso de Pedagogia da UEG e a
participação de uma oficina sobre Brinquedos Cantados realizado em Goiânia. Para Sales (2016) os
brinquedos cantados são importantes instrumentos para o desenvolvimento dos alunos, pois nele se
reúne em uma única ação o jogo e a música. Esses elementos são vivenciados durante toda a infância
da criança permitindo seu desenvolvimento motor e cognitivo que podem ser levados para a sala de
aula como suporte no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim esse trabalho teve como objetivo
construir, a partir do uso dos brinquedos cantados, estratégias que possibilitassem a leitura e escrita
dos alunos do 2º ano do ensino fundamental. Partindo de pressupostos que ler e escrever são ações
significativas e que as músicas folclóricas são textos de interesse das crianças, se criou um projeto que
torna o processo de ensino aprendizagem mais dinâmico e estimulador. Ao fim desse processo, podese
perceber que as crianças gostaram bastante desse projeto, por não deixar de lado algo tão
importante da infância que são os jogos e as músicas.

Downloads

Publicado

2017-08-08