REVENDO OS VALORES HUMANOS COM JOGOS E BRINCADEIRAS
Resumo
Esse projeto de intervenção, parte das observações e das atividades realizadas em uma
turma do jardim I de um Centro Municipal de Educação Infantil na cidade de Anápolis- GO como
componente da disciplina “ Atividades de Orientação em Docência na Educação Infantil” e trata-se de
uma ação desenvolvida durante o Estágio Curricular Supervisionado. A partir das observações e das
anotações realizadas foi possível perceber que, quase sempre durante o momento das brincadeiras, as
crianças se comportavam de maneira negativa, brigando uma com as outas, se desentendendo, pois
não havia nenhum direcionamento pedagógico ou intervenção que as direcionasse e que contribuísse
para o seu desenvolvimento. Sendo assim, pensamos em trabalhar os jogos e brincadeiras tendo como
finalidade contribuir para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, bem como, para cooperar para
sua vida social, com ênfase nos valores humanos. O projeto é parte integrante do processo de
Pesquisa Ação que busca contribuir para melhores resultados, a partir de uma situação problema
detectada na observação de uma realidade, de forma refletida e que possa haver intervenção sobre a
mesma. Desse modo, aulas expositivas e dialogadas sistematizadas por brincadeiras, bem como
confecção de brinquedos, contribuíram para a vivencia grupal, aprimorando o desenvolvimento da
criança e para a vida social. Tendo por base os pressupostos teóricos: Referenciais Curriculares para a
Educação Infantil- RCNEI (1998, vol.2 e vol.3); ASSUNÇÃO e COELHO (1997) Espera-se que o
projeto contribua para ampliação do desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, aprimorando a
vivencia social, por meio de atividades lúdicas.