PROJETO APRECIANDO A LEITURA ABORDANDO O TEMA AFRO
Resumo
Este artigo,é um resumo do projeto: Apreciando a Leitura Abordando o tema afro, tal ação teve
como propósito intervir na realidade a partir das observações durante o estágio supervisionado em Docência nos
anos iniciais do Ensino Fundamental II sob orientação da Prof.a Me. Nilma Fernandes do Amaral Santos. O
objetivo principal do projeto foi atribuir significado à leitura com ênfase na discussão da afrodescendência. Tal
proposta foi pensada pelos fatos ocorridos dentro da sala de aula que envolviam tal tema. O referencial teórico de
base pautou-se nos estudos de Porto (2012), pois indicas que as obras direcionadas as crianças com temáticas a
assuntos que integram o currículo escolar ou a formação pretendida pela escola é um dos exemplos mais claros
do elo entre a literatura e a pedagogia. A temática das diferenças tem adentrado o âmbito educacional,
principalmente nos últimos anos como reflexo social, tanto das lutas de grupos quanto de mudanças políticas. A
metodologia que subsidiou o trabalho foi à pesquisa-ação. A pesquisa ação é um tipo de pesquisa social com
base empírica que é contemplada em estrita associação com uma ação ou com a resolução de um problema
coletivo com base nisso a metodologia é abordada nos pressupostos da pesquisa-ação, na tentativa de solucionar
a seguinte pergunta: Como a literatura infantil (que envolve questões da afrodescendência) pode contribuir para
leitura significativa e inclusão de crianças de uma turma de 2º ano? A questão anunciada orientou as aulas com
propostas de atividades e assuntos para debates sobre discriminação racial, a pluralidade e a diversidade étnicoracial
e cultural. Durante esse processo notou-se que os alunos apresentaram-se envolvidos nas historias pelos
vídeos e imagens que abordavam o tema discriminações levadas a eles.