ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
Resumo
O estágio é o momento de confrontar o que se vivencia na academia com a efetiva prática
da profissão. Esse momento é cercado de muita ansiedade por parte dos acadêmicos, preocupação da
escola campo e de muita responsabilidade pelos professores orientadores do estágio, pois a eles cabem
a função de mediar às relações e lidar da melhor forma possível com essa diversidade envolvida no
decorrer do processo. Na licenciatura em Pedagogia o estágio curricular é obrigatório perfazendo uma
carga horária 400 horas iniciando no 5º semestre nos cursos semestrais e nos anuais no 3º ano, em
consonância com a legislação vigente. Esse período de dois anos ou quatro semestres é considerado
por muitos como insuficiente, porém de maneira equivocada há uma idéia em que esse período que o
estagiário passa na escola campo é pouco para que adquira todos os saberes inerentes à profissão
docente, mas segundo alguns estudiosos, a exemplo Selma Garrido Pimenta e a proposta atual de
estágio, este período configura em momento de conhecer a profissão e o campo de atuação futura. Pois
sabemos que como a própria nomenclatura diz, ela é “inicial”, ou seja, o acadêmico poderá iniciar seus
estudos da profissão pretendida na graduação ao término desse ciclo de formação inicial deve
continuar nos estudos e leituras, e quando estiver exercendo sua profissão de docente estará a mercê de
outros saberes os quais sejam: saberes pedagógicos e experienciais, pois estes saberes terão acesso
apenas quando já forem docentes.