O USO DA MATEMÁTICA NO COTIDIANO DAS CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL TASSO BARROS VILLELA

Autores

  • Mariana Pires Nunes
  • Lázaro Moreira de Magalhães

Resumo

O presente projeto de trabalho foi proposto a sala de 2º ano do ensino
fundamental de uma escola da rede municipal de Anápolis-Goiás, na tentativa de estimular o
interesse das crianças nos assuntos relacionados a Matemática, pois , durante o período de
observação, foi possível perceber que as crianças não demostraram motivação e apresentavam
dificuldades durante as aulas. Quando reconhecemos a utilidade do que aprendemos, esse
processo torna-se significativo. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática
(1997), a Matemática torna-se significativa para a criança a partir de conexões que ela
estabelece entre ela e as demais disciplinas, entre ela e seu cotidiano e entre os diferentes
conceitos matemáticos. O projeto de trabalho foi pensado e desenvolvido partindo da
problemática: É possível propor uma modelo de aprendizagem utilizando a ludicidade e
materiais concretos para solucionar problemas reais suscitando numa aprendizagem mais
significativa e prazerosa? Com o objetivo de reconhecer e utilizar a Matemática presente no
dia a dia para solucionar problemas reais, este projeto foi desenvolvido de forma
interdisciplinar envolvendo todos os alunos da sala, a professora regente, e a família dos
alunos. A metodologia utilizada na elaboração e desenvolvimento do trabalho fi a pesquisaação
pois exige do pesquisador um papel ativo e uma ação planejada a partir dos problemas
levantados. Pressupondo que o processo de ensino-aprendizagem de Matemática torna-se
mais significativo se trabalhado por meio do lúdico juntamente com materiais concretos, foi
possível observar uma melhora significativa no que tange à interpretação de problemas reais,
bem como no interesse dos alunos pelas áreas matemáticas trabalhadas.

Downloads

Publicado

2017-08-08