O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE PIRENÓPOLIS: por uma análise inicial sobre a formação acadêmica docente
Resumo
A reflexão que ora propomos é sobre o ensino de Geografia nas escolas estaduais de
Pirenópolis. Nesse município observam-se situações não diferentes de tantas outras cidades
goianas no que tange ao ensino de Geografia e de outras ciências nas escolas publicas. É
comum encontrar algumas adversidades (dificuldades) no processo de ensino e aprendizagem
no interior das escolas estaduais de Pirenópolis. Alguns elementos dirigem essa análise: a
metodologia de ensino da ciência geográfica, os instrumentos e métodos de ensino utilizado
pelos professores de Geografia e a formação profissional do geógrafo – professor. São
variáveis que constitui e denota a própria condição filosófica que o professor possui
entretecido em sua fase de formação acadêmica que dará o tom de sua prática na escola e no
ensino de Geografia. Importa-nos refletir como o geógrafo se torna professor e como se dá,
em sua prática, o ensino de Geografia. A formação do profissional em educação,
especificamente na Geografia, contem aspectos formadores com diferentes abordagens e
inclinações teóricas. A forma pela qual o professor de Geografia usa o instrumental teórico –
metodológico apreendido na fase de formação científico-acadêmica e seu cotidiano como
professor de Geografia nas Escolas Públicas estaduais é nosso objetivo principal. A
observação direta, a análise de documentos primários e secundários a conversa com
professores e alunos, as entrevistas e a análise dos Planos de Aula foram fonte de coleta de
dados para esse estudo.