ESTÁGIO NAS LICENCIATURAS, NECESSIDADE PRIMORDIAL
Resumo
O presente texto apresenta algumas reflexões oriundas de minha trajetória pessoal, na qual sempre esteve presente o desejo de ensinar, o qual culminou na experiência com a regência vivenciada durante o Estágio Supervisionado em Geografia realizado numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Polivalente Frei João Batista, localizado em Anápolis, Goiás. Ao longo do texto apresento minha visão acerca do perfil e do papel do professor e discorro sobre as dificuldades encontradas por esse profissional, geralmente desvalorizado. A falta de políticas públicas que, efetivamente, garantam as devidas condições de trabalho a este profissional, leva a uma sobrecarga de atividades e à impossibilidade do desenvolvimento de um trabalho mais consistente de formação que considere as características individuais. Concluo o texto destacando a importância da experiência prática realizada durante o estágio supervisionado para a formação do professor.
Palavras-chave: Estágio. Ensino. Cultura escolar.