AS TECNOLOGIAS ATUAIS E A FALTA DE NORMAS PARA SEU USO AUXILIANDO NA INDISCIPLINA EM SALA DE AULA

Autores

  • Rávila Ruscalle Machado moreia Universidade estadual de Goiás

Resumo

O presente trabalho relataobservações e acontecimentos vivenciados no estágio supervisionado realizadonuma turma de 6°ano do Ensino Fundamental, do colégio Estadual Zeca Batista, localizadoem Anápolis, Goiás. Trata-se de uma escola inclusiva em que, especificamente naturma que estagiei, havia quatro alunos com necessidades especiais, sendo umdeles autista, duas com déficit de atenção e outra com síndrome de down. Em muitas aulas a participação doaluno com autismo superava a dos demais alunos, pois ele mostrava interesse emparticipar das aulas, gostava de ler e responder as questões. Isso foi muitoimportante para minha experiência no estágio me dando mais motivação para seguiradiante, pois se minhas aulas podiam despertar o interesse numa criança comalguma deficiência, por que não conseguiria trabalhar com alunos que nãopossuem nenhuma dessas deficiências? A indisciplina dos alunos e a falta deatenção da escola com o cumprimento de regras por ela definidas, em relação aocomportamento dos alunos, foram fatores desagradáveis durante meu estágio. Duranteas atividades realizadas na escola (etapas de observação e semirregência) foipossível perceber a dificuldade de um dos professores de Geografia em manter adisciplina e de trazer o universo dos alunos (caracterizado pelo uso maciço dosrecursos tecnológicos) para a sala de aula e a exploração de jogos por outraprofissional, estratégia que se mostrou eficiente na tentativa de que os alunosse interessassem pela Geografia. Para finalizar o texto apresento a experiênciarealizada durante a etapa de regência e concluo discutindo a importância de aescola propor e estimular o cumprimento de regras.Considero esta experiência muito importante em minha formação acadêmica,pois nem sempre atuarei em escolas bem organizadas e com normas claramenteestabelecidas e cumpridas. Palavras chave: Indisciplina. Metodologias. Normas escolares.  

Biografia do Autor

  • Rávila Ruscalle Machado moreia, Universidade estadual de Goiás
    O presente trabalho relataobservações e acontecimentos vivenciados no estágio supervisionado realizadonuma turma de 6°ano do Ensino Fundamental, do colégio Estadual Zeca Batista, localizadoem Anápolis, Goiás. Trata-se de uma escola inclusiva em que, especificamente naturma que estagiei, havia quatro alunos com necessidades especiais, sendo umdeles autista, duas com déficit de atenção e outra com síndrome de down. Em muitas aulas a participação doaluno com autismo superava a dos demais alunos, pois ele mostrava interesse emparticipar das aulas, gostava de ler e responder as questões. Isso foi muitoimportante para minha experiência no estágio me dando mais motivação para seguiradiante, pois se minhas aulas podiam despertar o interesse numa criança comalguma deficiência, por que não conseguiria trabalhar com alunos que nãopossuem nenhuma dessas deficiências? A indisciplina dos alunos e a falta deatenção da escola com o cumprimento de regras por ela definidas, em relação aocomportamento dos alunos, foram fatores desagradáveis durante meu estágio. Duranteas atividades realizadas na escola (etapas de observação e semirregência) foipossível perceber a dificuldade de um dos professores de Geografia em manter adisciplina e de trazer o universo dos alunos (caracterizado pelo uso maciço dosrecursos tecnológicos) para a sala de aula e a exploração de jogos por outraprofissional, estratégia que se mostrou eficiente na tentativa de que os alunosse interessassem pela Geografia. Para finalizar o texto apresento a experiênciarealizada durante a etapa de regência e concluo discutindo a importância de aescola propor e estimular o cumprimento de regras.Considero esta experiência muito importante em minha formação acadêmica,pois nem sempre atuarei em escolas bem organizadas e com normas claramenteestabelecidas e cumpridas. Palavras chave: Indisciplina. Metodologias. Normas escolares.     

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Publicado

2016-11-28

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