OFICINA DE PRODUÇÃO TEXTUAL: DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA

Autores

  • Edden Clemente de Souza Brito
  • Márcio Correia Cesar
  • Silva Hermindo Elizeu da
  • Euda Fátima de Castro
  • Vânia Borges Arantes

Palavras-chave:

Projeto, Dissertação Argumentativa, ENEM.

Resumo

Durante a graduação, aprendemos que a função social da escola é proporcionar as oportunidades necessárias aos alunos para o desenvolvimento da autonomia, da participação, enfim, da cidadania. Escrever é uma dessas ferramentas que auxiliam os educandos nesse percurso. Consequentemente, faz-se necessária uma mediação eficaz por parte dos professores, principalmente os de Língua Portuguesa, por atuarem em uma área que trabalha com a linguagem oral e escrita, para uma melhor atuação dos discentes na sociedade.

Dessa forma, segundo os PCN de Língua Portuguesa , “cabe, portanto, à escola viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinar a produzi-los e a interpretá-los.” (BRASIL, 1997, p. 26). Portanto, buscou-se, nesta oficina, trabalhar a função social do texto, que é gerar possibilidade de mudança para os alunos.

Assim, considerando que estávamos próximos da data das provas do ENEM 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio), vimos que seria uma boa iniciativa ministrar, para os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Gomes de Souza Ramos, uma oficina que os levasse a trabalhar a Produção Textual. Conforme observamos em versões anteriores do ENEM, o gênero dissertativo sempre esteve presente nas provas, por isso optamos por conduzir nossa oficina abordando o gênero dissertação argumentativa.

Assim, primeiramente, apresentamos o conceito de dissertação argumentativa em sentido geral, para depois passar para as orientações práticas de como elaborar um parágrafo. Optamos por esta abordagem visto que, segundo nossa percepção, muitos alunos têm dificuldades em redação por não dominarem conceitos básicos da elaboração de um parágrafo.

Para não nos atermos somente aos aspectos teóricos sobre o tema, solicitamos que os alunos elaborassem um parágrafo sobre “As manifestações ocorridas em 2014”.  Enquanto eles escreviam, os componentes do grupo os monitoravam, buscando sanar eventuais dúvidas.

Já em um terceiro momento, foram trabalhadas as partes de uma dissertação argumentativa, isto é: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Para a execução da prática, nesta parte utilizamos um texto retirado ENEM de 2013 sobre a lei seca.

Para concluir nossa apresentação, comentamos sobre os possíveis temas de dissertação que poderiam cair na edição de 2014 do ENEM. Além disto, indicarmos fontes de pesquisa para que os alunos pudessem conhecer mais acerca destes temas.

Em geral, a oficina foi muito bem aceita pelos alunos, os quais participaram efetivamente na confecção das atividades propostas. Notamos a carência que eles têm no que diz respeito à confecção de textos coesos e coerentes, além de detectar a dificuldade destes no que tange ao conhecimento de fatos que vem ocorrendo em contexto de Brasil e de mundo

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Publicado

2016-11-28

Edição

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