FORMAÇÃO CRÍTICA DE LEITORES A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DE CRÔNICAS E CONTOS
Resumo
FORMAÇÃO CRÍTICA DE LEITORES A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DE CRÔNICAS E CONTOS
Universidade Estadual de Goiás
Amanda Rodrigues dos Reis Silva
Euma Gabriela Batista Costa
Ricardo Regis de Almeida
Palavras-chave: Contos. Crônica. Formação crítica.
O Projeto de Colaboração Pedagógica teve como título “Formação Crítica de Leitores a partir da Interpretação de Crônicas e Contos”. Foi realizado no Colégio Gomes de Souza Ramos, no município de Anápolis – GO, no dia 20 de outubro de 2014. Participaram do projeto alunos do Ensino Médio regular, que se inscreveram para a oficina. O intuito do projeto foi trabalhar com a leitura e a interpretação de crônicas e contos, a partir dos textos “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector, “O Lixo”, de Luís Fernando Veríssimo e “O Homem Nu”, de Fernando Sabino. Para o desenvolvimento do projeto foram utilizados como fundamentação teórica os conceitos de gêneros textuais de Marcuschi (2002) e Bakhtin (2000), assim como o conceito de leitura abordado por Sabota (2004). Os resultados obtidos durante as atividades propostas contribuíram para a formação crítica dos discentes inscritos na oficina e foram de suma importância para a formação docente dos idealizadores do projeto.