FORMAÇÃO CRÍTICA DE LEITORES A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DE CRÔNICAS E CONTOS

Autores

  • Amanda Rodrigues dos Reis Silva

Resumo

FORMAÇÃO CRÍTICA DE LEITORES A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DE CRÔNICAS E CONTOS

 

Universidade Estadual de Goiás

Amanda Rodrigues dos Reis Silva

Euma Gabriela Batista Costa

Ricardo Regis de Almeida

Palavras-chave: Contos. Crônica. Formação crítica.

 

O Projeto de Colaboração Pedagógica teve como título “Formação Crítica de Leitores a partir da Interpretação de Crônicas e Contos”. Foi realizado no Colégio Gomes de Souza Ramos, no município de Anápolis – GO, no dia 20 de outubro de 2014. Participaram do projeto alunos do Ensino Médio regular, que se inscreveram para a oficina. O intuito do projeto foi trabalhar com a leitura e a interpretação de crônicas e contos, a partir dos textos “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector, “O Lixo”, de Luís Fernando Veríssimo e “O Homem Nu”, de Fernando Sabino. Para o desenvolvimento do projeto foram utilizados como fundamentação teórica os conceitos de gêneros textuais de Marcuschi (2002) e Bakhtin (2000), assim como o conceito de leitura abordado por Sabota (2004). Os resultados obtidos durante as atividades propostas contribuíram para a formação crítica dos discentes inscritos na oficina e foram de suma importância para a formação docente dos idealizadores do projeto.

Biografia do Autor

  • Amanda Rodrigues dos Reis Silva

    FORMAÇÃO CRÍTICA DE LEITORES A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DE CRÔNICAS E CONTOS

     

    Universidade Estadual de Goiás

    Amanda Rodrigues dos Reis Silva

    Euma Gabriela Batista Costa

    Ricardo Regis de Almeida

    Palavras-chave: Contos. Crônica. Formação crítica.

     

    O Projeto de Colaboração Pedagógica teve como título “Formação Crítica de Leitores a partir da Interpretação de Crônicas e Contos”. Foi realizado no Colégio Gomes de Souza Ramos, no município de Anápolis – GO, no dia 20 de outubro de 2014. Participaram do projeto alunos do Ensino Médio regular, que se inscreveram para a oficina. O intuito do projeto foi trabalhar com a leitura e a interpretação de crônicas e contos, a partir dos textos “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector, “O Lixo”, de Luís Fernando Veríssimo e “O Homem Nu”, de Fernando Sabino. Para o desenvolvimento do projeto foram utilizados como fundamentação teórica os conceitos de gêneros textuais de Marcuschi (2002) e Bakhtin (2000), assim como o conceito de leitura abordado por Sabota (2004). Os resultados obtidos durante as atividades propostas contribuíram para a formação crítica dos discentes inscritos na oficina e foram de suma importância para a formação docente dos idealizadores do projeto.

Downloads

Publicado

2016-11-28

Edição

Seção

New Section Title Here