CONTOS E RECONTOS
Resumo
CONTOS E RECONTOS
Letícia Agda Alves Siqueira[1]
Ludmilla Moreira da Silva[2]
Ivana Alves Monnerat de Azevedo³
RESUMO
O projeto de intervenção desenvolvido com a turma do Jardim I A, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Capuzzo Cremonez, na cidade de Anápolis-GO teve como finalidade integrar os conteúdos dos eixos de aprendizagem de Linguagem Oral e Escrita, Movimento e Artes, por meio de estratégias de ensino variadas, com a finalidade de proporcionar momentos de prazer, a partir da leitura e da interpretação da história. A ideia de trabalhar a Literatura Infantil - contos e recontos surgiram da percepção das estagiarias durante o período de observação e de docência compartilhada que averiguaram que naquela turma havia a ausência de um momento dedicado à Literatura, surgindo assim a proposta de desenvolver essa temática, propiciando a ampliação do vocabulário das crianças, como também oportunizando às mesmas confrontar a realidade e o imaginário, desenvolver o senso crítico e organizar, com mais propriedade suas ideias e conceitos. Durante as atividades foi possível identificar, as reações decorrentes dessas vivências, conduzindo à criação de um ambiente de aprendizagem significativo e interativo, despertando nas crianças, a criatividade, a imaginação e o gosto pela leitura.
Palavras-chave: Educação Infantil. Literatura Infantil. Contos. Recontos. Aprendizagem.
[1] Aluna do 6º período (3º ano) do curso de Pedagogia UEG. E-mail: leticiasiqueira17@hotmail.com
[2]Aluna do 6º período (3º ano) do curso de Pedagogia UEG. E-mail: ludmilla-moreira39@hotmail.com
3 Professora Orientadora da disciplina de Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil. Graduada em Pedagogia (Centro Universitário UniEvangélica). Especialista em Planejamento e Gestão Educacional (UNIVERSO). Mestre em Educação (UNB). E-mail: ivanamonnerat@ueg.br