Aprendendo e brincando com o corpo

Autores

  • Aline Martins Toledo Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas
  • Noemi Alberti Rocha Cãmpus de Ciências Sócio-Econõmicas e Humanas

Palavras-chave:

Educação Infantil. Psicomotricidade. Brincadeiras.

Resumo

Este projeto de intervenção foi desenvolvido durante o Estágio em Docência na Educação Infantil II, com as crianças da turma do Jardim II do Centro de Educação Infantil (CEI) Bete Shalom III Ministério Madureira. Constitui-se como proposta de realizar brincadeiras infantis em ambientes exteriores e interiores à sala de aula, desenvolvendo a motricidade e a expressão corporal integrados à noção de espaço e de lateralidade. O principal objetivo é proporcionar momentos de diversão e de aprendizado, por meio de atividades psicomotoras, e também localizar o corpo no tempo e no espaço, assim expressar-se por meio do corpo. A base metodológica do projeto é a pesquisa-ação, uma vez que visa produzir compreensão de estudos teóricos e mudanças das ações no cotidiano da escola. As atividades foram realizadas inicialmente por meio de conversas informais, em seguida pela execução de brincadeiras diversas - Amarelinha, Bambolê, Vivo ou Morto, Dança da Cadeira e Pular-corda ? e por fim pela culminância do projeto, com auxílio de recursos didáticos variados direcionados para o desenvolvimento psicomotor dos alunos, bem como o respeito mútuo, as regras de convívio em grupo. A avaliação foi realizada de forma contínua e, durante cada atividade foram observados: a atenção, o comportamento, o respeito, a colaboração, a participação. A principal contribuição esperada envolve a aprendizagem e o desenvolvimento psicomotor das crianças nos aspectos afetivo, sócio-interativo e físico, além de promover momentos prazerosos de diversão com brincadeiras infantis movimentadas e coletivas.

Downloads

Edição

Seção

Relato de Experiência