As percepções sobre o universo das plantas no ensino de Ciências
Resumo
O projeto de intervenção “As percepções sobre o universo das plantas no ensino de Ciências” foi desenvolvido em uma escola municipal da cidade de Anápolis com a turma do 2º ano no turno matutino no ano de 2014 e trata de uma pesquisa ação, pois de acordo com o diagnóstico, estabelecemos algumas intervenções. Teve como objetivo proporcionar às crianças o acesso ao conhecimento, buscando relações e conceitos sobre as plantas. Incentivamos a ideia de que é necessário estar em busca da aprendizagem sobre o universo, podendo assim, contribuir para nossos relacionamentos sociais e desenvolvimentos cognitivos. O projeto foi desenvolvido em cinco etapas, dentre a quais foram trabalhadas partes que compõem a estrutura geral das plantas como: raiz, caule, folhas, flores e frutos. De acordo com o desenvolvimento das aulas elaboramos combinados e regras com a turma; realizamos diálogos e discussões sobre cada parte da planta que ia sendo trabalhada, considerando sempre os conhecimentos prévios das crianças; experiências envolvendo o paladar das crianças; estudo sobre os benefícios de raízes, caules, folhas, flores e frutos comestíveis ou úteis de forma medicinal; preparamos salada de frutas coletivamente; houve degustação de chás, dentre várias outras atividades desenvolvidas. As atividades eram propostas considerando os interesses dos alunos e nossas reflexões sobre cada aula. Os autores que serviram de embasamento teórico foram Bizzo (2007), Bussad (2009), Delizoicov (1990), Diniz (1998), Gadotti (1995), Guimarães (2009), Haidt (1999), Hernández (1998), Leite (2014), Libâneo (2012), Moço (2011), Pedrosa (2009), Rech (2006), Tristão (2006), Vasconcellos (2000), Winnicott (1982) e Zilbermam (1994). Após realizar o que foi planejado, durante as etapas e o processo de observações, consideramos relevante a participação das crianças, visto que agiram ativamente, interessadas em todo o processo. Durante esse estágio foi possível perceber o quanto é importante esse componente na nossa formação, garantindo compreensão sobre o funcionamento do ensino fundamental nas redes municipais. Fomos capazes de perceber nossa construção e elaboração pedagógica, pois o que havia sido colocado como desafio no início pode ser realizado com êxito, ocasionando uma oportunidade rica e significativa de aprendizagem na docência, com a compreensão de como são trabalhados na prática, os aspectos estudados na teoria.