As tecnologias atuais e a falta de normas para seu uso auxiliando na indisciplina em sala de aula

Autores

  • Rávila Ruscalle Machado Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas

Palavras-chave:

Indisciplina. Metodologias. Normas escolares

Resumo

O presente trabalho relata observações e acontecimentos vivenciados no estágio supervisionado realizado numa turma de 6°ano do Ensino Fundamental, do colégio Estadual Zeca Batista, localizado em Anápolis, Goiás. Trata-se de uma escola inclusiva em que, especificamente na turma que estagiei, havia quatro alunos com necessidades especiais, sendo um deles autista, duas com déficit de atenção e outra com síndrome de down. Em muitas aulas a participação do aluno com autismo superava a dos demais alunos, pois ele mostrava interesse em participar das aulas, gostava de ler e responder as questões. Isso foi muito importante para minha experiência no estágio me dando mais motivação para seguir adiante, pois se minhas aulas podiam despertar o interesse numa criança com alguma deficiência, por que não conseguiria trabalhar com alunos que não possuem nenhuma dessas deficiências? A indisciplina dos alunos e a falta de atenção da escola com o cumprimento de regras por ela definidas, em relação ao comportamento dos alunos, foram fatores desagradáveis durante meu estágio. Durante as atividades realizadas na escola (etapas de observação e semirregência) foi possível perceber a dificuldade de um dos professores de Geografia em manter a disciplina e de trazer o universo dos alunos (caracterizado pelo uso maciço dos recursos tecnológicos) para a sala de aula e a exploração de jogos por outra profissional, estratégia que se mostrou eficiente na tentativa de que os alunos se interessassem pela Geografia. Para finalizar o texto apresento a experiência realizada durante a etapa de regência e concluo discutindo a importância de a escola propor e estimular o cumprimento de regras. Considero esta experiência muito importante em minha formação acadêmica, pois nem sempre atuarei em escolas bem organizadas e com normas claramente estabelecidas e cumpridas.

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Seção

Relato de Experiência