Oficina: “50 anos do golpe militar”

Autores

  • Thiago Marques Nogueira Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas

Palavras-chave:

Ditadura Militar, Comissão da Verdade, 50 anos do Golpe.

Resumo

 

Este trabalho, em modalidade Banner, versa a oficina sobre o período de Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), em Memória aos 50 anos do Golpe, realizada em agosto deste mesmo ano (2014) para a turma do 2° ano do Colégio Estadual Padre Trindade na cidade de Anápolis – GO. A oficina foi ministrada em três horas e abordou como tópicos a serem discutidos: Fatores que influenciaram (contexto histórico antes do Golpe); Principais características do Regime Militar no Brasil; Abertura Política e Transição para Democracia; Comissão da Verdade.  A oficina foi proposta não somente pensando nos processos seletivos em termos de conteúdo, com os 50 anos do Golpe Militar de 1964, aumentam as chances do período da ditadura ser cobrado no vestibular, mas foi realizada, principalmente, com objetivo de humanizar os alunos e trazer a discussão para os dias de hoje, mostrando que o tema também diz respeito aos jovens que não haviam nascido na época da ditadura.  Nesse sentido o trabalho também aborda temas atuais e em constante debate na mídia, como a “Comissão da Verdade”, bem como as consequências para a sociedade brasileira do período, que acarretaram em um grande descontentamento e um sentimento de impunidade daqueles que foram responsáveis por atos desumanos. Houve também a preocupação, nessa mesma linha temática, que ficasse claro aos alunos que os tipos de crimes cometidos pelos militares durante a ditadura, não fazem parte de um passado histórico distante à realidade deles, e que práticas semelhantes ao período são cometidas ainda hoje. A utilização de imagens, vídeos (Instrumentos de tortura, Casas da morte), músicas censuradas e depoimentos sobre o período tiveram como resultados esperados além o de despertar o interesse dos alunos no assunto, também o de faze-los sensibilizarem-se a desenvolver um senso político e social mais crítico.  

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