Brincando também se aprende
Palavras-chave:
Lazer. Jogos. Brincadeiras. Prática Pedagógica. Aprendizagem.Resumo
O projeto de intervenção desenvolvido junto às crianças do Jardim II do Centro de Educação Infantil (CEI) Pioneira, na cidade de Anápolis-GO está alicerçado nas obras de ALVES (2001); CARVALHO (2007); ENGEL (2000) e SILVA (2002) e nas orientações contidas no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil ? RCNEI (BRASIL, 1998) e teve como objetivo contribuir para a construção e apreensão dos conhecimentos das crianças, de forma lúdica e interativa, por meio de jogos e de brincadeiras. A ideia de trabalhar essa temática surgiu, a partir de observações e da percepção de que essas atividades eram realizadas, na maior parte das vezes, de maneira aleatória. Por esse motivo tornou-se relevante à efetuação dessa proposta, tendo como base metodológica, a Pesquisa Ação que possibilita diagnosticar uma situação prática que se quer melhorar e, a partir daí formular algumas estratégias de ação sem esquecer, no entanto, de avaliar sua eficiência, com vista a propiciar às crianças momentos de lazer, de forma planejada e significativa, contribuindo, tanto para o aprendizado dessas como para o enriquecimento da prática pedagógica da professora regente. Almeja-se, que ao final do projeto as crianças possam sentir prazer em brincar e que possam reconhecer que essas atividades colaboram para o alcance do aprendizado e que suas habilidades e limitações, compreendendo que as mesmas podem ser superadas gradativamente.