A contribuição da literatura infantil para a formação de valores nas crianças

Autores

  • Jéssica Avelar da Silva Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas
  • Jéssica Fernandes de Oliveira

Palavras-chave:

Formação de leitores. Literatura Infantil. Valores.

Resumo

O projeto de trabalho de acordo com Hernandez (1999) propicia trabalhar de forma interdisciplinar, ou seja, de forma global por isso propomos desenvolver junto aos alunos do 3° um projeto com o tema ?A contribuição da literatura infantil para a formação de valores nas crianças?. O interesse por essa tema iniciou-se por meio de observações e vivencias na turma, onde constatamos preconceitos e a falta de um relacionamento harmonioso entre os colegas, era freqüentes o uso de palavras ofensivas. O nosso objetivo era conscientizar a turma da importância dos valores morais para um bom convívio, estabelecendo o respeito mútuo. Por tais motivos optamos por trabalhar o tema valores, pois conforme Pereira (2010) por meio deles adquirimos as qualidades que a sociedade entende como importantes ou fundamentais para o convívio, assim relacionando-os com as histórias infantis possibilita uma abordagem de forma prazerosa e contribui para a formação de leitores. A metodologia adotada foi a metodologia dialética da construção do conhecimento em sala de aula, proposta por Vasconcellos (1992), que sugere três momentos da aula: a sincrese, realizada no primeiro momento por meio da motivação inicial, onde foram realizadas dinâmicas que procuravam dar uma ideia ampla do tema a ser trabalhado no dia, em seguida contávamos uma história e fazíamos sua discussão, por meio de questionamentos nos detendo nas partes mais importantes das partes do todo, configurando assim o momento da análise e por último solicitávamos aos alunos que elaborasse e comunicasse o conhecimentos que haviam se apropriado. As atividades relacionavam-se à matriz curricular e aos valores a serem trabalhados, e era definida uma atividade final de forma que o aluno realizasse a síntese do conhecimento. Como resultados observamos que os alunos passaram a demonstrar mais respeito com todos, de forma que notamos um resultado satisfatório tanto do ponto vista dos alunos como para nós estagiárias; Adquirimos aprendizagens referentes ao modo de como elaborar e colocar em prática projetos de intervenção, uma vez que o mesmo não é um produto pronto e acabado, mas necessita de uma constante reflexão, afim de melhor atingir os objetivos propostos.

Downloads

Publicado

2015-10-15

Edição

Seção

Relato de Experiência