A leitura no processo ensino aprendizagem da educação de jovens e adultos - EJA

Autores

  • Élida Andrade Vicente Santos Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas
  • Shirley Eliany Rocha Mattos Câmpus de Ciências Sócio-Econõmicas e Humanas

Palavras-chave:

Leitura. Educador. Aluno.

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo apresentar a prática da leitura no processo de ensino aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos ? EJA. Procurará refletir sobre o significado da leitura para esses alunos, suas particularidades, experiências individuais e sua cultura. O interesse em dialogar com este tema surgiu como resultado da aproximação com os alunos dessa modalidade de ensino por meio do Estágio Supervisionado. Percebi que eles não viviam um contexto de hábito de leitura fora da escola, pois se encontravam com extrema dificuldade para tal. Necessitaria, portanto, planos de aula que considerassem suas realidades e senso comum do qual estavam habituados. Sobre isto Paulo Freire (2003) diz “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Ao criar um novo método de ensino, o educador aponta um novo horizonte como ato transformador da sociedade: levar ao jovem e ao adulto analfabeto não só a decodificação de textos e palavras, mas também, e principalmente, oferecer aos alunos uma visão crítica da realidade em que estão inseridos. Pressupõe o “escrever” ou o “reescrever” do mundo através de prática consciente. Na EJA cada aluno traz sua carga de conhecimento e experiência de vida e o educador deve procurar compreender o perfil daquele; deve questionar-se diariamente de forma a planejar e organizar o trabalho pedagógico de maneira coerente. É responsabilidade de a escola analisar as práticas do docente como mediador no ensino da leitura, verificando, através de reuniões pedagógicas, a relação entre teoria e prática. E, por fim, é também papel da escola incentivar e possibilitar a formação continuada do docente para que este contribua com a história profissional e de vida de seus alunos, culminando na construção de sua identidade como educador.

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Relato de Experiência