Biblioteca como espaço de pesquisa

Autores

  • Fabiana dos Santos Almeida Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas
  • Sarah Rízzia Campos Luíz Miranda

Palavras-chave:

Biblioteca. Pesquisa. Conhecimento

Resumo

O projeto intitulado “Biblioteca como espaço de pesquisa” foi desenvolvido com os alunos do 4º ano em uma escola municipal de anos iniciais do Ensino Fundamental, situada na cidade de Anápolis/Goiás. A justificativa da escolha do tema se deu pelo fato de ser mencionada, em um Conselho de Classe, a opinião dos alunos para mais utilização da biblioteca. O projeto teve como metodologia a pesquisa bibliográfica que indicou como embasamento os seguintes teóricos: Saraiva (2004); Castro e Matos (1997); Hernández (2004); Motta (1999); Silva e Araújo (2009); Silva (2001); Bagno (2001); Cagliari (2005); Lojo e Zilberman (2009). Os autores citados apresentam ideias relacionadas ao projeto de trabalho, formação do sujeito crítico, biblioteca e pesquisa. Na continuidade, pautou-se pela pesquisa ação que se justificou pelo fato de possibilitar, de acordo com o diagnóstico, estabelecer algumas intervenções no espaço da sala de aula. O projeto teve como objetivo principal promover situações didáticas enriquecedoras de conhecimento e um trabalho diversificado em relação às formas de utilização da biblioteca, tais como: desenvolvimento de pesquisa, visitas orientadas à biblioteca da escola e do município, dramatização, confecção de cartazes, contação de histórias, trabalhos coletivos, entre outros momentos. O projeto em questão foi realizado em seis etapas (cinco aulas e a culminância) sendo as mais significativas: dramatização na biblioteca da escola proporcionando aos alunos conhecerem a biblioteca como espaço público que pode ser frequentado por diferentes pessoas; confecção de cartazes sobre os materiais disponíveis pela biblioteca da escola, com intuito de conhecê-la cada vez mais e usufruir o que disponibiliza; e passeio à biblioteca pública municipal da cidade (Anápolis/Goiás) com o objetivo de proporcionar ao aluno conhecimento de um espaço disponível para estudo, pesquisa, aprimoramento do conhecimento e aprendizagem, sugerindo-o aos alunos a frequentarem o mesmo. Um dos instrumentos que contribuíram para a continuidade do projeto foi a avaliação realizada pelos alunos a cada aula desenvolvida, desta forma, lhes apresentamos diferentes formas de fazerem a avaliação, entre elas: avaliações escritas (posteriormente depositadas em uma caixa), orais (por meio de conversas), com cartões (verde para bom, amarelo para mais ou menos e vermelho para ruim), áudio gravado (utilizamos o celular). Ao final do projeto concluímos que os alunos ampliaram as compreensões da função da biblioteca de sua escola, bem como a do funcionário que trabalha nela. O trabalho pedagógico com propostas diversificadas de aprendizagem se tornam fontes enriquecedoras quanto ao desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos, que deixam de ser sujeitos passivos e se tornam sujeitos ativos percebendo a importância de sua participação para o seu próprio desenvolvimento e dos outros.

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Relato de Experiência