A importância da pesquisa e do ato de perguntar na formação da criança
Palavras-chave:
Pesquisa, Pergunta, Ensino FundamentalResumo
A observação e experiência vivenciada no Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental aconteceram em uma escola da rede municipal da cidade de Anápolis. Após algumas aulas de observação, foi proposto um projeto de intervenção a ser realizado na escola, na turma do quinto ano. O trabalho realizado trata da importância de perguntar e de pesquisar, e tal tema foi escolhido por observarmos que na sala as crianças não questionavam. Diante do exposto, propusemos uma pesquisa ação que se justificou pelo fato de possibilitar, de acordo com o diagnóstico, estabelecer algumas intervenções no espaço da sala de aula. Ao ser apresentado o tema que poderia ser trabalhado com os alunos, a professora regente da sala manifestou um grande interesse e apoiou o mesmo. O projeto de intervenção teve por objetivo que os alunos percebessem a importância da pergunta e da pesquisa para a construção e descobertas de conhecimentos novos e já existentes, para assim ajudar na formação de cidadãos críticos. A realização do proposto teve principalmente três momentos, o primeiro foi o de mobilização, quando contamos uma história (escrita por nós) para os alunos, servindo como uma introdução ao trabalho que eles realizariam no decorrer do projeto. Este momento inicial foi marcado também pela escolha dos temas que segundo os alunos seriam pesquisados. Nas aulas seguintes foram realizadas as pesquisas pelos alunos sobre os diversos temas, utilizando como recursos de pesquisa o computador, a enciclopédia (Barsa), livros, vídeos e diversas revistas. A produção dos alunos, durante os dias de pesquisa, resultou em um livro escrito coletivamente. O último encontro foi o encerramento e término do projeto com uma exposição dos trabalhos no pátio da escola para que todos pudessem ver o quanto é importante o ato de perguntar e pesquisar na formação de cidadãos críticos. De acordo com Souza (2012) o ato de perguntar é uma forma de engajamento político e uma forma de se tornar um cidadão crítico capaz de estabelecer novas formas de conduta durante a vida. Nesse sentido, o ato de pesquisar para Xavier, Brito e Casimiro (2009) é entendido como o ato de procurar respostas às indagações ou informações de forma a produzir um novo conhecimento. Consta ainda nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) que os alunos sejam capazes de se posicionar de maneira crítica e de questionar a realidade e por meio da pesquisa na educação, esses objetivos podem ser alcançados com mais facilidade e relevância. Percebe-se então que crianças se envolveram com as estagiárias e entre si nestes momentos de perguntas e pesquisa, sendo uma experiência proveitosa para ambos.