Os jogos matemáticos como estratégia para desenvolver a leitura e o gosto pela Matemática

Autores

  • Mariana Fraga M. Miranda Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas
  • Milena Carvalho Silva Câmpus de Ci~encias Sócio-Economicas e Humanas

Palavras-chave:

Matemáticos. Estratégias de Leitura. Lúdico.

Resumo

A Matemática está presente em nosso cotidiano, utilizamos conteúdos matemáticos em várias situações. Pais (2006) afirma que a matemática durante toda a trajetória escolar contribuem enormemente na formação intelectual do aluno. Durante a fase de observação na sala do 4º ano do ensino fundamental, notamos dificuldade e desinteresse por parte dos alunos com a matemática. Esse fato nos levou a propor uma intervenção voltada para o lúdico e que despertasse o interesse de forma significativa. Observamos que a matemática é uma disciplina que causa maior numero de recuperação entre os alunos e que há casos em que esse fato deve-se à dificuldade de leitura e interpretação o que torna-se um obstáculo para que os alunos se apropriar dos conteúdos matemáticos, a prática de leitura ocorreram por meio das instruções dos jogos, os jogos além de prazerosos propicia a solidariedade desenvolve o senso critico estimula o raciocínio, motiva os alunos e são importantes para o desenvolvimento integral da criança leva a entender a matemática e consequentemente a leitura de um jeito divertido. Nosso projeto teve como objetivo criar estratégias que despertasse o interesse pela matemática e pela leitura compreensiva utilizando-se do raciocino lógico. A metodologia foi à pesquisa ação que segundo Thiollent (2008) possibilitou a associação da ação com a resolução de um problema, proporciona ao pesquisador informações detalhadas, possibilita a análise do objeto de pesquisa, além disso, estabelece intervenções na sala de aula para a concretização do projeto. Os procedimentos e etapas consistiram em trabalhar uma vez por semana a matemática e a leitura usando jogos diversificados. No começo das atividades foi feito um momento de conversa para explicar as regras dos jogos, organizar o ambiente para a realização da atividade e do jogo. Jogavam e após todos terminarem de jogar era o momento para integração de ideias, nele cada um relatava o que mais aprendeu e gostou com o jogo, identificávamos as dificuldades e ensinavam os conteúdos que auxiliavam os alunos na resolução dos problemas encontrados nos jogos. Como resultado obtido teve um maior interesse dos alunos pela matemática. Percebemos que um jogo bem selecionado propiciou uma melhora na relação aluno-matemática e aluno-leitura e na aprendizagem da disciplina em busca de mais conhecimentos. E, além disso, melhorar o desempenho dos alunos na leitura.

Downloads

Edição

Seção

Relato de Experiência