A metodologia do professor e a aprendizagem do aluno de Língua Portuguesa
Palavras-chave:
Língua Portuguesa. Ensino e Aprendizagem. MétodosResumo
O presente trabalho propõe analisar a metodologia utilizada pelo professor de língua portuguesa e sua relação com o aprendizado do aluno. Dessa forma, buscou-se investigar como ocorre o processo metodológico entre teoria/prática, refletindo se os métodos aplicados pelo professor são relevantes no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Foram levantadas algumas questões relativas sobre a relação professor e aluno, considerado alguns aspectos afetivos e cognitivos da prática pedagógica. Nesse texto, autores como Cunha (2007) e Castanho (2001) defendem a ideia sobre a necessidade de um bom relacionamento afetivo entre professor e aluno para um desenvolvimento de qualidade no aprendizado. Pois, segundo esses autores, o professor é capaz de exercer influências tanto positivas quanto negativas na vida do aluno. Outros autores, como Marcuschi (2002) e Andrade (2010) propõem para os professores de língua portuguesa, várias alternativas de práticas de ensino, utilizando os gêneros textuais. A metodologia desse trabalho está apoiada em observações em salas de aula de língua portuguesa; em questionários aplicados para os professores e alunos da 1ª série à 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública. Dessa maneira, buscou-se analisar e investigar a forma em que o professor de língua portuguesa aplica sua metodologia em sala de aula e qual o impacto deste ensino na vida dos alunos e no desenvolvimento do aprendizado de língua portuguesa. Todos os professores que participaram dessa pesquisa foram unanimes em argumentarem que o desinteresse dos alunos pela disciplina dificulta a transmissão do ensino. Porém, os alunos, por sua vez, expuseram que suas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa, justifica-se, pelo fato dos conteúdos desta disciplina, serem complexa e densa em regras. Nesse sentido, percebe-se que os reflexos metodológicos, influência tanto a percepção do aluno, quanto do professor em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Pois, na visão do professor, o que compromete o ensino é o desinteresse por parte do aluno. Contudo, para o aluno, a dificuldade no aprendizado ocorre através dos conteúdos ministrado pelo professor.