Música

Autores

  • Paula Wellen Bezerra Pantoja Universidade Estatual de Goiás Câmpus CSEH
  • Geicy Hellen Maria da Silva

Palavras-chave:

Música. Desenvolvimento. Interação

Resumo

O projeto desenvolvido com os alunos do segundo ano em uma escola da rede Municipal de Anápolis teve como foco principal promover experiências enriquecedoras de conhecimento, prazer e diversão para as crianças por meio da música, com o propósito de se criar dentro do ambiente escolar, momentos prazerosos de aprendizagem, sempre observando a criança como sujeito principal desse processo. Ao analisarmos as aulas ministradas na sala, surgiu a ideia de trabalharmos a música com as crianças proporcionando contato direto com a mesma, favorecendo processo ensino-aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo. Para a realização do projeto embasamos nos seguintes teóricos: BRESSAN (1989); BRITO (2003); FUCCI-AMATO (2012); JEANDOT (1990); QUEIROZ (2007); ROSA (2010), sendo que o projeto em questão foi realizado em seis etapas, sendo as mais significativas: Discussão acerca do tema proposto para sabermos a opinião, interesse e expectativas das crianças quanto ao projeto, contato com instrumentos musicais, expressão corporal por meio da música, confecção de instrumentos musicais e apresentação musical na culminância do projeto. Ao finalizarmos o projeto concluímos que não existe idade certa para que se proporcione contato direto com a música, seja por meio do canto, dança ou outro, e que momentos diversificados e prazerosos de aprendizagem se tornam fontes enriquecedoras quanto ao desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança.

Downloads

Publicado

2015-10-29

Edição

Seção

Espaço de Diálogo