O diário de campo: a importância da reflexão na prática docente

Autores

  • Larissa Ferreira de Souza Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas

Palavras-chave:

Diário de campo. Estágio Supervisionado. Letras

Resumo

O estágio supervisionado para a maioria dos alunos-estagiários é o momento do contato inicial com a escola e por consequência o momento do primeiro contato com alunos. O estágio é o momento de unir a teoria aprendida na universidade com a prática da realidade vivida durante o estágio. A prática do professor não está na simples transferência dos conhecimentos adquiridos e sim na prática diária e reflexiva. Faz parte da profissão docente a prática pensada. É necessário que se planeje a aula, saiba qual o conteúdo a ser ministrado, o método e os recursos que serão utilizados na aula. A pedido do professor-orientador, na disciplina de ?Orientações para o estágio de língua portuguesa e literaturas I?, foi produzido um ?diário de campo? no qual foram feitas anotações diárias do estágio de língua portuguesa e inglesa realizado na escola-campo. O professor-orientador pediu para registrarmos mais do que relatos, pediu reflexões da prática pedagógica. A princípio acreditei que o diário de campo seria apenas um instrumento que iria auxiliar na elaboração do relatório final. Porém, o diário cumpriu um papel muito maior do que apenas o de sistematizar dados e informações a respeito do estágio. Nesse diário estão as vivências do dia a dia em sala de aula, as observações, os pensamentos e as reflexões profissionais e perspectivas argumentativas. O diário de campo é um instrumento de registro de dados que permite sistematizar as experiências e depois analisar os resultados. Os diários na concepção do estudioso, Zabalza, fazem parte de linhas de pesquisa baseados em ?documentos pessoais? ou ?narrações autobiográficas?. Os registros no diário de campo durante o estágio pode ser entendido como um momento de investigação e, portanto de pesquisa. É importante salientar que a reflexão precisa ser aprendida e exercitada. E o aluno-estagiário precisa entender que a teoria e a prática formam uma unidade. E que durante o estágio a articulação entre a universidade e a escola constrói um momento educativo em parceria que poderá dar certo ou não, mas o importante é a aprendizagem, o conhecimento adquirido.

 

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Relato de Experiência