A música como estratégia para desenvolver valores
Resumo
Durante o período de observação, no estágio, percebemos, em sala, aula indisciplina e agressividade entre os estudantes. Desta forma, optamos por abordar o assunto de forma global favorecendo a interdisciplinaridade entre os conteúdos, o caminho encontrado foi por meio do projeto de intervenção, pois segundo Hernandez (1998), ?nem tudo pode ser trabalhado por meio de um projeto, mas tudo pode se ensinar como um projeto?. O objetivo foi de despertar os alunos para a importância da construção dos valores sociais, incentivando a idéia de que, é necessária a prática de atitudes que favoreçam o respeito mútuo, a solidariedade, e acatar as orientações do docente. Como estratégia recorremos á música, pela possibilidade dos alunos fazer inferências acerca de cada tema estudado, estimular a memória, inteligência, sensibilidade, criatividade, atenção, e a concentração Barreto (2005). A metodologia utilizada foi à pesquisa-ação, onde envolve a participação do professor, estagiário e aluno e a constante reflexão sobre a prática e propõe uma ação para compreender a realidade, permite observar: ações, conflitos e tomada de decisões durante o processo de intervenção. Atendendo as expectativas de Vasconcellos (2002) quanto ao ensino em sala de aula, buscamos desenvolver nossos trabalhos em três etapas. 1) na etapa inicial os alunos ouviam, liam e realizavam inferências à letra da música, expressando seus conhecimentos prévios sobre o assunto. 2) na fase de pela exploração da letra da música, elaboramos previamente questões de interpretação de texto observando quais atitudes a música apresentava bem como suas ações positivas e negativas, qual a relação que a mensagem da música tem com a nossa realidade e qual a forma de atuação para transformar essa realidade 3) a elaboração e comunicação por parte do aluno da compreensão era realizada por meio de registro em forma de frases e textos do que foi estudado.Os resultados propiciaram aos alunos o respeito, a aceitação e o carinho pelo professor.Desse modo, percebemos que é possível estabelecer uma troca de experiências, pois cada nova situação dá ensejo a processos significativos de aprendizagem entre docentes e discentes.