A desarticulação entre o Projeto Político Pedagógico (PPP) e a prática na escola
Resumo
O objetivo deste trabalho é debater a respeito da real significação do Projeto Político Pedagógico (PPP) para a (e na) escola básica. A mencionada ?desarticulação? foi identificada após as etapas de estágio de observação e de semirregência na escola campo, período em que teve-se acesso ao documento PPP para a produção de Relatório relativo a disciplina de Estágio. Optou-se por não mencionar o nome da escola neste trabalho para priorizar o aspecto geral da discussão e não da acusação de uma instituição específica. Sabe-se que, teoricamente, o PPP representa a posição ideológica e de atuação de um grupo de educadores, que orientados pelos princípios presentes no documento (que supostamente foi produzido em conjunto pelos integrantes daquela instituição), conduzem o processo de ensino-aprendizagem sob um ideal comum. No caso vivenciado, entretanto, isso não acontece. Enquanto o PPP da escola se pauta por ideais construtivistas, que enfatizam a identidade e autonomia do aluno enquanto ?sujeito ativo?, a prática é das mais tradicionais, não sendo possível perceber a perspectiva do professor enquanto ?mediador?, mencionada várias vezes no Projeto. O destaque é para o tópico ?concepção de educação?, em que as considerações apresentadas poderão ser analisadas sob o estudo de autores que tratam dessa questão, como Demo (1991), Khan (1976) e Veiga (2008).