Reescrita de textos com alunos do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Projeto. Produção. ReescritaResumo
Este texto é o resultado do projeto produção e refacção de texto com alunos do programa Mais Educação do Colégio Estadual Maria Aparecida Alves em que se, buscava desenvolver com esses alunos a habilidade de autocorreção. Previa-se, ainda, que o projeto contribuísse para a formação dos docentes relacionados ao programa, integrando as teorias adquiridas nas aulas de Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa I à programação da Educação Básica no nível fundamental. O objetivo maior do projeto era potencializar a habilidade de produção textual dos alunos e fomentar a construção do sujeito-autor, através da reescrita. Inferimos que, a refacção constitui-se em uma ferramenta importante no processo gradativo de produção de texto, pois acreditamos que a versão final de um bom texto é resultado de sucessivas versões e, na condição de mentor da turma, o professor deve orientar seus alunos nas fases de elaboração e reelaboração de um texto. Nesse sentido, apontamos que é preciso que o professor consiga fazer com que os alunos aprendam mais que regras de gramática, ou seja, é necessário desenvolver no aluno a capacidade de articular o texto. Todavia, para a aplicação do referido projeto planejou-se trabalhar com o gênero textual crônica em que são tratadas, inicialmente, a estrutura e as características desse gênero. Em seguida, são apresentados e lidos com os alunos alguns exemplares do gênero em estudo e identificadas, no texto, as respectivas estruturas e características. Feito esse procedimento, foi solicitado que os alunos produzissem textos do gênero crônica. Assim, na medida em que terminavam a produção, eles socializavam seus textos em duplas e um revisará o texto do outro. Em seguida, os textos produzidos pelos alunos foram digitalizados e as aulas ocorreram com uso do data-show. Desse modo, fizemos uma orientação mais detalhada referente ao texto produzido, com comentários e sugestões para que possam melhorar nas próximas produções. A refacção dos textos foram feitas de modo interativo, isto é, os alunos puderam contribuir com a melhora do texto dos colegas. Contudo, neste projeto abordamos o gênero textual crônica, no intuito de buscar práticas produtivas para o ensino e aprendizagem de língua a partir da leitura e produção de textos. Nessa perspectiva, por meio da nossa proposta de escrita e reescrita de texto, conduzimos o aluno a assumir o papel de protagonista de seu processo de produção textual.