Projeto Político Pedagógico: teoria x prática
Palavras-chave:
Projeto político pedagógico (ppp). Metodologia. Prática. Aprendizagem.Resumo
O objetivo desse trabalho é discutir a forma como o PPP é aplicado nas escolas, como sua teoria difere da prática, mesmo nas escolas que se esforçam para que ele seja cumprido. Em suma, o PPP e as normas de uma escola (direitos e deveres do aluno) tem a função de nortear a escola no tratamento com/dos alunos e em suas relações com os demais funcionários da escola. No estágio de observação, semi-regência e regência, pode-se observar que por vezes a escola assume o papel de subjulgadora de seus alunos, não dando espaço para que aja de fato um relacionamento entre os componentes da escola, principalmente se tratarmos dos abusos de poder (levando em conta prioritariamente os colégios militares). O aluno acaba por ser tratado como individuo inferior no sistema, não como uma parte importante do todo, não possuindo voz ou direito a dúvida, impossibilitando, como discorre Ausubel (1963), ?uma aprendizagem com significado?, onde tenhamos uma via de mão dupla no ensino-aprendizagem.