A pesquisa como prática mediadora das atividades estágio curricular supervisionado dos cursos de licenciatura

Autores

  • Ivana Alves Monnerat de Azevedo Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores. Pesquisa. Estágio Curricular Supervisionado

Resumo

As abordagens relativas à profissão docente têm suscitado grande interesse por parte dos pesquisadores e as análises nesse campo assinalam para uma redefinição do papel docente, da reorientação curricular, da prática pedagógica e da definição da identidade desses profissionais suscitando à busca de novas metodologias e propostas curriculares provocando, assim, um novo movimento nas universidades, relativo à revisão de seus currículos, de suas propostas pedagógicas e de seus métodos que têm se direcionado, dentre outras indicações, o ensino pela pesquisa.   Nesse sentido, o estudo bibliográfico tem como finalidade refletir acerca do processo de docência  mediado pela pesquisa nos cursos de Licenciatura no Brasil, especificamente na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, a partir das proposições teóricas dos autores: BORGES (2010); ESTEBAN (2002); PIMENTA & LIMA (2004); SANTOMÉ (1998); TARDIF (2002) e das proposições constantes nas Leis 5.692 (1996);  11.788(2008)  e nas  Resoluções  emanadas do Conselho Nacional de Educação (CNE/CP) nºs 1 e 2 (2002)  e 1 ( 2006), a partir do ano de 2000, tendo como referência, a identificação de que a organização do currículo de forma integrada  e do processo ensino aprendizagem  mediado pela pesquisa nesses cursos possibilitam ir além da articulação teoria e prática, nas diversas disciplinas que permeiam a formação docente e, especificamente, o Estágio Curricular Supervisionado que se configura como uma possibilidade de uma formação ampla, integrada e contextualizada do futuro professor, sendo  necessário verificar se esses  cursos fornecem base teórica e metodológica vinculadas a uma organização curricular integrada , para uma formação profissional apropriada para esse fim e norteada por  conhecimentos amplos que promovam um aprendizado baseados nos princípios de diversificação e de autonomia  didático-pedagógica.

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Publicado

2016-11-28

Edição

Seção

Apresentação Oral