A pesquisa como prática mediadora das atividades estágio curricular supervisionado dos cursos de licenciatura
Palavras-chave:
Formação Inicial de Professores. Pesquisa. Estágio Curricular SupervisionadoResumo
As abordagens relativas à profissão docente têm suscitado grande interesse por parte dos pesquisadores e as análises nesse campo assinalam para uma redefinição do papel docente, da reorientação curricular, da prática pedagógica e da definição da identidade desses profissionais suscitando à busca de novas metodologias e propostas curriculares provocando, assim, um novo movimento nas universidades, relativo à revisão de seus currículos, de suas propostas pedagógicas e de seus métodos que têm se direcionado, dentre outras indicações, o ensino pela pesquisa. Nesse sentido, o estudo bibliográfico tem como finalidade refletir acerca do processo de docência mediado pela pesquisa nos cursos de Licenciatura no Brasil, especificamente na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, a partir das proposições teóricas dos autores: BORGES (2010); ESTEBAN (2002); PIMENTA & LIMA (2004); SANTOMÉ (1998); TARDIF (2002) e das proposições constantes nas Leis 5.692 (1996); 11.788(2008) e nas Resoluções emanadas do Conselho Nacional de Educação (CNE/CP) nºs 1 e 2 (2002) e 1 ( 2006), a partir do ano de 2000, tendo como referência, a identificação de que a organização do currículo de forma integrada e do processo ensino aprendizagem mediado pela pesquisa nesses cursos possibilitam ir além da articulação teoria e prática, nas diversas disciplinas que permeiam a formação docente e, especificamente, o Estágio Curricular Supervisionado que se configura como uma possibilidade de uma formação ampla, integrada e contextualizada do futuro professor, sendo necessário verificar se esses cursos fornecem base teórica e metodológica vinculadas a uma organização curricular integrada , para uma formação profissional apropriada para esse fim e norteada por conhecimentos amplos que promovam um aprendizado baseados nos princípios de diversificação e de autonomia didático-pedagógica.