O uso de filmes no ensino de História
Palavras-chave:
Filmes. Ensino de História. Relato de experiênciaResumo
O referido trabalho intitulado “o uso dos filmes no ensino de História” esta relacionado à disciplina de didática e estágio supervisionado II sob a orientação da professora Maria Salette Trindade Rebelo, com o apoio do Colégio Estadual Rotary Donana, onde foi desenvolvido o estágio supervisionado com a turma do 1º ano B da acadêmica Débora Maria Müller Silva do quarto ano do curso de Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Goiás. Este artigo aborda a utilização correta de filmes para auxiliar no ensino de História. A autora Kátia Maria Abud divide os filmes em dois tipos. Os documentários e a ficção histórica que possuem diversos modos de abordar a história, porém sem deixar a pesquisa histórica em segundo plano. Os filmes trazem consigo uma imagem tendenciosa, corrompida pelos ideais dos diretores e sofrem intensa interferência dos produtores, tornando-se assim, duvidoso, cabendo ao professor apresentar aos alunos o contexto histórico conscientizá-los a não enxerga-lo como verdade absoluta. Infelizmente os filmes são utilizados para substituir os textos e aulas expositivas, colocando em primeiro plano e tirando a importância dos documentos e da pesquisa histórica. Com base nesta temática sobre a utilização de filmes em sala de aula, este artigo possui como foco analisar a utilização do filme como material didático, usando-o como auxílio para as aulas de História e não como substituto do livro didático. Com base em um relato de experiência, apresentar na prática, a aplicação ideal do material áudio visual em sala de aula.