Formação de professores de Língua Inglesa e as TICs

Autores

  • Barbra do Rosário Sabota Silva
  • Sanderson Mendanha Peixoto

Palavras-chave:

Língua Inglesa. Tecnologias.

Resumo

O referido estudo pretende analisar, através de uma revisão bibliográfica, como vem sendo a formação de professores de Língua Inglesa como Língua Estrangeira, num contexto em que a introdução da tecnologia e dos matérias didáticos digitais em sala de aula marca a inclusão da escola no mundo tecnológico peculiar à sociedade contemporânea, na qual a informação e o conhecimento se alastram de modo rápido, interativo e por intermédio de designs multimodais. (AZZARI e LOPES, 2012; PAIVA, 2013; RAMOS e COIMBRA, 2008; CORREA, 2001). Vê-se, pois, que as grandes mudanças sociais ocasionadas pelas tecnologias têm requerido do professor e das instituições de ensino novos posicionamentos, novas metodologias, modos diversos de ensinar, algo que seja capaz de sobrelevar métodos defasados, que não satisfazem mais às expectativas dos discentes, muito menos da sociedade e do mundo do trabalho. A partir das análises tecidas, verificamos que a formação de professores de Língua Inglesa, mediante as crescentes mudanças na sociedade atual, sejam na esfera do trabalho, das relações interpessoais ou das novas oportunidades de participação e exercício da cidadania, passa pelo escopo da necessidade de mudar a maneira de aprender e de ensinar, no âmbito escolar, ao mesmo tempo em que é preciso capacitar os educadores para usufruir ao máximo das possibilidades de aprendizagem interativa proporcionadas pelos diversos dispositivos digitais disponibilizados e elaborar atividades compatíveis com suas propiciações e possibilidades. 

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Apresentação Oral