Painel de poemas
Palavras-chave:
Poema. Aprendizagem. Interação.Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um projeto aplicado na sala de aula. Resolvi elaborá-lo porque, no 1° ano, no 3° bimestre, estava na grade curricular de gênero em estudo, o gênero poema. E nós temos aprendido que construímos o conhecimento por meio de atividades que acontecem no cotidiano. Portanto, a aprendizagem torna-se significativa quando os alunos participam de atividades que os envolvem, em outras palavras, aquelas que acontecem em situação real de uso da linguagem, que possibilitem sua participação e interação entre si. Tendo em vista a situação mencionada, percebi que quando estamos envolvidos em uma atividade dinâmica ou em um desafio, nossa motivação torna-se mais intensa e, consequentemente, nosso interesse também aumenta, resultando em melhor desempenho nas atividades propostas. Por esta razão, escolhi esse tema de projeto e decidi trabalhá-lo com grupos. O projeto destinou-se ao 1° ano do ensino Médio da escola Estadual professor José Abdalla, turno matutino, com o objetivo de incentivar a leitura e desenvolver o senso crítico referente à poesia e à biografia dos poetas que estudamos. Referenciei-me na teoria da aprendizagem colaborativa, que enfatiza que, a aprendizagem em grupo tem a função de cada integrante se ajudar a fim de alcançar seus objetivos de estudo. Também, utilizei-me das ideias sociocognitivas de Vygotsky, na qual a aprendizagem decorre da interação e colaboração de parceiros entre si e com professor, que é um facilitador nesse processo.Por meio deste trabalho, tive novas impressões sobre como trabalhar os conteúdos de uma forma diferente e conceber um novo olhar sobre o ensino e aprendizagem. Isso também me ajudou em minha atuação como estagiário na escola e enriqueceu minha experiência como futuro professor de Língua portuguesa.