O redondo pode ser quadrado?

Autores

  • Heloisa de Oliveira Nunes
  • Juliana Leite Pereira

Palavras-chave:

Educação Infantil. Literatura Infantil. Criatividade.

Resumo

O projeto de intervenção desenvolvido com a turma do Maternal II no Centro de Educação Infantil (CEI) Pioneira, em Anápolis-GO baseado nas propostas teóricas de CADERMATORI (1986); ABRAMOVICH (1993); SIMÕES (2000), dentre outros teve como finalidade integrar os conteúdos os eixos de aprendizagem, como também, ampliar, ainda mais, as atividades de literatura e da Arte no cotidiano da criança, por meio de histórias infantis, com o foco no conhecimento Matemático (formas geométricas), a Linguagem Oral e ampliar o gosto pela leitura e desenvolver a criatividade. A ideia de trabalhar a Literatura Infantil, seus contos e recontos, surgiu da percepção das estagiárias que durante o período de observação constataram que naquela turma havia uma ausência de um momento dedicado à Literatura. Desse modo, tendo como referência, a obra Um Redondo Pode Ser Quadrado, do autor Renato Vinicius Canini, as aulas foram realizadas de forma expositiva e dialogada, conduzindo à criação de um ambiente de aprendizagem significativo e interativo, com vista ao alcance de resultados satisfatórios relacionados ao desenvolvimento e ampliação do conhecimento Matemático, da Linguagem Verbal, do gosto pela leitura, da criatividade e da coordenação motora fina.

Downloads

Edição

Seção

Relato de Experiência