Formação crítica de leitores a partir da interpretação de crônicas e contos

Autores

  • Amanda Rodrigues dos Reis Silva
  • Euma Gabriela Batista Costa
  • Ricardo Regis de Almeida

Palavras-chave:

Leitura, Interpretação

Resumo

O Projeto de Colaboração Pedagógica teve como título “Formação
Crítica de Leitores a partir da Interpretação de Crônicas e Contos”. Foi
realizado no Colégio Gomes de Souza Ramos, no município de
Anápolis/GO, no dia 20 de outubro de 2014. Participaram do projeto
alunos do Ensino Médio regular, que se inscreveram para a oficina. O
intuito do projeto foi trabalhar com a leitura e a interpretação de
crônicas e contos, a partir dos textos “Felicidade Clandestina”, de
Clarice Lispector, “O Lixo”, de Luís Fernando Veríssimo e “O Homem
Nu”, de Fernando Sabino. Para o desenvolvimento do projeto foram
utilizados como fundamentação teórica os conceitos de gêneros textuais
de Marcuschi (2002) e Bakhtin (2000), assim como o conceito de leitura
abordado por Sabota (2004). Os resultados obtidos durante as atividades
propostas contribuíram para a formação crítica dos discentes inscritos na
oficina e foram de suma importância para a formação docente dos
idealizadores do projeto.

Downloads

Edição

Seção

Relato de Experiência