Educação e Diversidade: uma análise das diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil

Autores

Resumo

O presente trabalho apresenta questões relacionadas à diversidade e seus pressupostos teóricos, elencando a diferença de identidades e a preocupação com a alteridade desde a infância. Discute-se a trajetória da educação infantil no Brasil a fim de pontuar os momentos primordiais de mudanças em relação à educação dos infantes, perpassando pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI) e analisando como a diversidade está expressa no documento e nas instituições escolares infantis.

Biografia do Autor

  • Flávia Karla Soares, Universidade Estadual de Goiás
    Pesquisadora: Pedagoga pela Universidade Estadual de Goiás. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Goiás. Docente na Universidade Estadual de Goiás – Pires do Rio.
  • Marlene Barbosa de Freitas Reis, Universidade Estadual de Goiás
    Orientadora: Pedagoga pela UFG. Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira. Mestre em Educação pela Universidade de Havana – Cuba. Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ. Docente permanente no Programa de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagens e Tecnologia e no curso de Pedagogia da UEG – Inhumas. 

Downloads