Caminhos Transdisciplinares de Formação Continuada

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Resumo

Esta pesquisa busca identificar as repercussões metodológicas transdisciplinares na construção do conhecimento e da formação profissional docente, num curso de formação continuada, desenvolvida pela Universidade Estadual de Goiás. A pesquisa se baseia na seguinte questão problematizadora: Quais as contribuições da transdisciplinaridade nas relações intersubjetivas desenvolvidas pelos docentes e discentes no decorrer da vivencia curricular de uma especialização lato sensu de formação de professores? A pesquisa, em andamento, é de natureza qualitativa tem seus participantes como observadores das ações docentes, fundamentada nos princípios epistemológicos da transdisciplinaridade, do pensamento eco-sistêmico e da teoria da complexidade. A possibilidade de visualizar novas práticas e aprender a dialogar sob um olhar diverso ao paradigma educacional tradicional, move essa pesquisa. Atentar-se para uma escuta sensível e para uma prática que desprende para outras visões, colabora para um entendimento que a educação não está acabada, pronta, muito menos estática. A ampliação de outras vias de intervenção pedagógica possibilitada pela complexidade do conhecimento e da vida amplia, também, as possibilidades de mudanças ao redesenhar o processo teórico-metodológico no curso que aprimora a formação do docente.

Biografia do Autor

  • Regina Célia Alves da Cunha, Universidade Estadual de Goiás
    Psicóloga – ano 2000, PUC Goiás, Especialista Lato Sensu em Ensino e Aprendizagem em Língua Inglesa, 2007, UEG Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional e Coaching, 2014, Faculdade Católica de Anápolis, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias, da Universidade Estadual de Goiás-UEG, sob orientação do Prof. Dr. João Henrique Suanno.
  • Victor Hugo de Paiva Arantes, Universidade Estadual de Goiás
    Licenciado em Educação Física – 2014, Universidade Estadual de Goiás (ESEFFEGO), Especialista lato sensu em Docência do Ensino Superior. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias, da Universidade Estadual de Goiás-UEG, sob orientação do Prof. Dr. João Henrique Suanno.
  • João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás
    Pós-Doutorado em Educação em andamento pela Universidade de Barcelona/ES, sob orientação da profa. Dra. María Antònia Pujol. Doutor em Educação, 2013, UCB/DF, sob orientação da profa. Dr. Maria Cândida Moraes. Mestre em Educação, 2006, Universidad de la Habana/PUC-GO, sob orientação do prof. Dr. José Luís Almuiñas. Psicopedagogo, 1994, UCG/GO. Psicólogo, 1991, UCG/GO. Vice-Coordenador e Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – MIELT, da Universidade Estadual de Goiás. Professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás – UEG, desde 1996. Membro do grupo de pesquisa ECOTRANSD – Ecologia dos Saberes, Transdisciplinaridade e Educação, coordenado pela profa. Dra. Maria Cândida Moraes. Pesquisador colaborador no projeto docência Transdisciplinar: a complexidade de uma prática a ser construída a partir de cenários e redes de aprendizagem integrada e ecoformadora.

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