Caminhos Transdisciplinares de Formação Continuada
Resumo
Esta pesquisa busca identificar as repercussões metodológicas transdisciplinares na construção do conhecimento e da formação profissional docente, num curso de formação continuada, desenvolvida pela Universidade Estadual de Goiás. A pesquisa se baseia na seguinte questão problematizadora: Quais as contribuições da transdisciplinaridade nas relações intersubjetivas desenvolvidas pelos docentes e discentes no decorrer da vivencia curricular de uma especialização lato sensu de formação de professores? A pesquisa, em andamento, é de natureza qualitativa tem seus participantes como observadores das ações docentes, fundamentada nos princípios epistemológicos da transdisciplinaridade, do pensamento eco-sistêmico e da teoria da complexidade. A possibilidade de visualizar novas práticas e aprender a dialogar sob um olhar diverso ao paradigma educacional tradicional, move essa pesquisa. Atentar-se para uma escuta sensível e para uma prática que desprende para outras visões, colabora para um entendimento que a educação não está acabada, pronta, muito menos estática. A ampliação de outras vias de intervenção pedagógica possibilitada pela complexidade do conhecimento e da vida amplia, também, as possibilidades de mudanças ao redesenhar o processo teórico-metodológico no curso que aprimora a formação do docente.Downloads
Edição
Seção
Artigos