A INTERFACE DE FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA NAS AÇÕES DO LABORATÓRIO PENSAR - PEDAGOGIA INTERDISCIPLINAR
Palavras-chave:
Laboratório Pensar Pedagogia Interdisciplinar, Formação docente, Oficinas pedagógicasResumo
O Laboratório Pensar, Pedagogia Interdisciplinar da Universidade Estadual de Goiás - UEG/Câmpus Inhumas, atende aos acadêmicos do curso de Pedagogia e Letras e pessoas da comunidade local (crianças, jovens e adultos), com destaque para os professores da Educação Básica, por meio de atividades ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão com planejamentos, cursos de formação inicial e continuada, oficinas/minicursos sobre construção e utilização de jogos didáticos de diferentes áreas do conhecimento. Seu principal objetivo é o de propiciar experiências diversificadas de caráter didático- pedagógico com interface na formação inicial e continuada de professores. Assim, este trabalho tem como proposta compartilhar experiências do Laboratório de Pedagogia, com base na seguinte inquietação: como realizar a interface de formação docente inicial e continuada potencializando a utilização do Laboratório Pensar, Pedagogia Interdisciplinar? Para responder a essa questão, buscamos parcerias com profissionais de diferentes áreas do conhecimento e programamos um ciclo de oficinas pedagógicas/minicursos que são realizados mensalmente no laboratório pensar. Nesse sentido, além de se organizar para a promoção de atendimento destinado ao acadêmico que esteja em prática pedagógica e realizando o estágio curricular, o laboratório tem se consolidado como espaço próprio para o exercício da formação docente, concebendo e construindo materiais didáticos voltados para a potencialização da formação inicial dos alunos do curso de Pedagogia e Letras, realizando trocas de experiências, promovendo a formação continuada de professores da educação básica.
Referências
ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 2009.
BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Módulo Fundeb- Formação pela escola. Brasília : MEC, FNDE, 2009.
FARIA, Maria Alice de Oliveira. O jornal na sala de aula. 13 ed., São Paulo: Contexto. 2005.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2017.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS/CÂMPUS INHUMAS. PPC do curso de Pedagogia. UEG:Inhumas, 2016.
ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 9. ed. São Paulo: Global, 1994.