SALA DE ESTUDO MULTINÍVEL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Formação contínua de professores. Língua Inglesa. Sala multinível.Resumo
As práticas pedagógicas referentes ao ensino da língua inglesa em salas multiníveis é ainda um grande desafio na formação de professores. Em contraponto ao cenário da educação do século 19 e 20, onde a cultura tradicional considerava o professor como eixo de toda transmissão do ensino (monopolizador) e o aluno como uma tábua rasa totalmente reativo e coadjuvante ao seu ensino, o atual cenário vem apresentar alunos mais questionadores e protagonistas: indivíduos heterogêneos, que possuem características diferentes entre si (MORAES; GARDEL, 2009). Nesta perspectiva, o trabalho apresentará os conceitos de sala multinível e terá como proposta investigar as dificuldades da aplicação do método de ensino pelos professores de salas multiniveladas. Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, pois busca investigar seus participantes em seu próprio local de atuação. A coleta de dados foi realizada com professores de diferentes escolas que trabalham com esta metodologia. Para isto, um questionário foi aplicado, na busca de levantar as opiniões de professores (in) experientes a respeito de sua atuação em salas multiníveis. Além disso, os questionários buscaram as opiniões dos participantes acerca das facilidades e/ou dificuldades de ministrar aulas de língua inglesa em uma sala com alunos de níveis heterogêneos e também da relevância do treinamento pré-serviço dentro da metodologia de ensino multinível. Os participantes da pesquisa foram um grupo de 10 professores instrutores que ministram aulas de inglês em turmas convencionais de níveis básico, intermediário e avançado e em turmas multiníveis. A coleta dos dados foi feita, também, por meio de entrevistas semiestruturadas que seguiram o mesmo roteiro dos questionários.
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