SALA DE ESTUDO MULTINÍVEL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES

Autores

  • Fábio Fedrigo Camelo Universidade Estadual de Goiás
  • Alcides Hermes Thereza Junior Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Formação contínua de professores. Língua Inglesa. Sala multinível.

Resumo

As práticas pedagógicas referentes ao ensino da língua inglesa em salas multiníveis é ainda um grande desafio na formação de professores. Em contraponto ao cenário da educação do século 19 e 20, onde a cultura tradicional considerava o professor como eixo de toda transmissão do ensino (monopolizador) e o aluno como uma tábua rasa totalmente reativo e coadjuvante ao seu ensino, o atual cenário vem apresentar alunos mais questionadores e protagonistas: indivíduos heterogêneos, que possuem características diferentes entre si (MORAES; GARDEL, 2009). Nesta perspectiva, o trabalho apresentará os conceitos de sala multinível e terá como proposta investigar as dificuldades da aplicação do método de ensino pelos professores de salas multiniveladas. Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, pois busca investigar seus participantes em seu próprio local de atuação. A coleta de dados foi realizada com professores de diferentes escolas que trabalham com esta metodologia. Para isto, um questionário foi aplicado, na busca de levantar as opiniões de professores (in) experientes a respeito de sua atuação em salas multiníveis. Além disso, os questionários buscaram as opiniões dos participantes acerca das facilidades e/ou dificuldades de ministrar aulas de língua inglesa em uma sala com alunos de níveis heterogêneos e também da relevância do treinamento pré-serviço dentro da metodologia de ensino multinível. Os participantes da pesquisa foram um grupo de 10 professores instrutores que ministram aulas de inglês em turmas convencionais de níveis básico, intermediário e avançado e em turmas multiníveis. A coleta dos dados foi feita, também, por meio de entrevistas semiestruturadas que seguiram o mesmo roteiro dos questionários.

Biografia do Autor

  • Fábio Fedrigo Camelo, Universidade Estadual de Goiás

    Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Alves Faria (2016); Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário pela Pontifícia Universidade de Minas Gerais (2018 - em andamento); Especialista lato sensu em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (2018); Licenciado em Letras pela Faculdade Paulista São José (2018 - em andamento); Professor e Coordenador Pedagógico Adjunto na Escola de Idiomas Wizard.

  • Alcides Hermes Thereza Junior, Universidade Estadual de Goiás

    É graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade de Uberaba e Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente trabalha como professor efetivo, em regime de dedicação exclusiva, na Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas. Ministra a disciplina de Orientação de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I no curso de Letras, coordena o curso de especializção lato sensu Linguagem, Cultura e Ensino e o Centro de Idiomas do Câmpus. É revisor do periódico Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade (CETS). Tem experiência na área de formação de professores e estágio supervisionado, com ênfase em Ensino de Inglês e Ensino de Língua Portuguesa com base nos gêneros textuais.

     

Referências

KHATI, A. R. Exploring Common Expectations from Students in Large Multilevel Secondary Level English Classes. Disponível em: <https://www.nepjol.info/index.php/NELTA/article/view/4614/3825>. Acesso em: 30 mar. 2018.

LOBO, P. M. M.; THEREZA JUNIOR, A. H. O docente universitário e a prática pedagógica no ensino de língua portuguesa. In: Docência Universitária 2: Práticas interdisciplinares no ensino superior. Anapólis: Universidade Estadual de Goiás, 2014.

MENDES, O. M. Avaliação Formativa no Ensino Superior: reflexões e alternativas possíveis. In: VEIGA, I. P. A; NAVES, M. L. P. (orgs). Currículo e avaliação na educação superior. Araraquara – SP: Junqueira & Marin, 2005.

MORAES, C. A. L. B.; GARDEL, P. S. A construção da autonomia na sala de aula de língua estrangeira. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=14741@1>. Acesso em: 15 maio 2018.

OVANDO, J. C.; COMBS, M. C. Bilingual and English as a Second Language classrooms: Teaching in Multicultural Contexts. 6. ed. Lanham, Maryland: Rowman & Littefield. p. 4.

ROBERTS, M. Teaching in Multilevel Classroom. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/41693459/multilevel_monograph.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1522455043&Signature=qEZJbHjHP1ruPT8fAGxfYTapEB8%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DTeaching_in_the_Multilevel_Classroom.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2018.

SHANK, C.; TERRIL, L. Teaching multilevel adult ESL classes. Disponível em: <http://www.cal.org/caela/esl_resources/digests/SHANK.html>. Acesso em: 22 maio 2018.

SOBRAL, A. U.; MARTINS, M. W. S. P. A construção identitária de professores de inglês em cursos livres. In: Revista Leia Escola. Campina Grande: Sobral, 2014, v. 14, n. 1.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Disponível em: <http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/jurema/materiais/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf>. Acesso em: 25 maio 2018.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO