O Estudo da Sexualidade na Formação Superior do Profissional de Enfermagem

Autores

  • Anyelle Vasconcelos Rezende Universidade Estadual de Goiás
  • Osvaldo José Sobral Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Este artigo tem como tema “sexualidade e graduação em enfermagem”, e foi delimitado no estudo da sexualidade na formação superior do profissional de Enfermagem. A problematização foi: Qual a importância da inclusão da temática “sexualidade” no curso de Enfermagem? O objetivo geral foi o de compreender a importância da inclusão da temática sobre “sexualidade” no curso de graduação em Enfermagem. E, como objetivos específicos: identificar a existência do assunto “sexualidade” no curso de graduação em Enfermagem; analisar a opinião dos docentes com relação à inclusão do conteúdo de sexualidade no curso; analisar o conhecimento dos acadêmicos sobre sexualidade; elencar as vantagens da abordagem do tema na formação do profissional de Enfermagem. A metodologia utilizada quanto à classificação da pesquisa foi de finalidade básica, de objetivo exploratório e descritivo, porém com uma abordagem qualitativa do problema. As técnicas utilizadas foram o levantamento bibliográfico, seguida de uma análise documental e aplicação de questionários em docentes e acadêmicos do curso de Enfermagem uma faculdade privada do município de Inhumas-GO. Para tanto, foi possível considerar que para a educação superior em Enfermagem contribuir para que os futuros profissionais realizem uma assistência de Enfermagem eficiente é necessário que o tema sexualidade seja inserido na matriz curricular do curso, para que os pacientes recebam um atendimento humanizado mediante uma abordagem holística, que considerando a totalidade do ser humano. 

Biografia do Autor

  • Anyelle Vasconcelos Rezende, Universidade Estadual de Goiás
    Enfermeira, graduada pela Faculdade de Inhumas – FacMais (2012), pós-graduanda em Docência Universitária, pela Faculdade Católica de Anápolis.
  • Osvaldo José Sobral, Universidade Estadual de Goiás
    Graduado em Psicologia (1994) e Especialista em Docência Universitária (2001), pela PUC-GO. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Goiás - UFG (2008). É professor e orientador de TCC do Curso de Especialização em Docência Universitária e dos Cursos de Licenciatura em Letras - Português/Inglês e Pedagogia, no qual, também, é pesquisador, orientador de TCC e Coordenador Adjunto de Trabalho de Curso, além de ser membro do Conselho Acadêmico da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas. E, também, é professor e orientador da Faculdade de Inhumas, FacMais.

Downloads