Uma Breve História Social da Infância, Família e Escola
Resumo
Este artigo científico de revisão é o resultado da produção de dois primeiros capítulos de monografias, relativas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas. Ambos os projetos de pesquisa tiveram como tema “a relação entre família e escola”. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi o levantamento bibliográfico, mediante a revisão da literatura disponível sobre a temática investigada, e teve como referências as seguintes obras: Ariès (2006); Bock, Furtado e Teixeira (2002); Prado (1988); Silva (2005); Silva (2010); além do Estatuto da Criança e do Adolescente (GOIÁS, 2010). Para tanto, o presente trabalho acadêmico realizou uma breve revisão histórica a respeito dos seguintes tópicos: sentimento de infância; do sentimento de infância na história contemporânea do Brasil; da construção do sentimento de família e sua concepção na atualidade; da história social da escola; e a função social da família na contemporaneidade. Enfim, foi possível considerar que a questão da educação de crianças deve ser tratada como um forte vínculo entre escola, família e sociedade, todos com um mesmo propósito que é de formar pessoas capazes de pensar e não meros escravos do mercado de trabalho, ou melhor, do capitalismo. Se algum desses elos não estiver fortalecido, e cumprindo com a sua parte, a educação fracassará em algum momento.Downloads
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