CICLOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA: DESAFIOS PARA A CONSOLIDAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Cláudio Pires Pires Viana Universidade Estadual de Goiás
  • Cláudio Pires Viana Universidade Estadual de Goiás
  • Cláudio Pires Viana Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Educação. Organização do Trabalho Pedagógico. Fundamentos da Educação. Ensino e Aprendizagem

Resumo

Este trabalho faz uma análise da concepção de Ciclos de Desenvolvimento Humano como política pública educacional, refletindo sobre as razões históricas, políticas, sociais e pedagógicas que vêm implicando em dificuldades para a sua consolidação na prática pedagógica da Rede Municipal de Educação de Goiânia. Apesar das novas possibilidades de organização pedagógica vislumbradas pelos Ciclos de Formação e Desenvolvimento Humano, velhas práticas não são desconstruídas, reforçando o caráter de resistência ou de dificuldades diante dessas novas concepções. A partir das contribuições de autores que lidam com a discussão sobre a relação de tensão entre as dimensões objetivas e subjetivas, tais como Severino (2006), Neves (2005), Resende (2009), Afonso (2000), Arroyo (2004), este trabalho propõe partir de uma contextualização histórica em que se dá a consolidação da sociedade neoliberal no Brasil e a sua força de subjetivação ideológica sobre a ação docente, apresentando também os aspectos históricos relacionados ao desenvolvimento das políticas públicas na Rede Municipal de Educação de Goiânia entre os anos de 1998 e 2009, enfocando a relação continuidade/descontinuidade histórica, para discutir as condições concretas que vêm implicando em dificuldades para a consolidação da concepção de organização da educação fundamental na perspectiva dos Ciclos de Formação e Desenvolvimento Humano. Por fim, o texto apresenta alguns elementos característicos das práticas docentes seriadas que ainda são vivenciadas nas escolas da RME/Goiânia e que também contribuem para essa realidade.  

Biografia do Autor

  • Cláudio Pires Pires Viana, Universidade Estadual de Goiás
    Mestre e Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás; graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás; especialista em Gestão Escolar e Formação de Professores pela PUC-Goiás; professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás e Profissional de Educação da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. 
  • Cláudio Pires Viana, Universidade Estadual de Goiás
    Mestre e Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás; graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás; especialista em Gestão Escolar e Formação de Professores pela PUC-Goiás; professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás e Profissional de Educação da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. 
  • Cláudio Pires Viana, Universidade Estadual de Goiás
    Mestre e Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás; graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás; especialista em Gestão Escolar e Formação de Professores pela PUC-Goiás; professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás e Profissional de Educação da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.

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Publicado

2016-09-20

Edição

Seção

GT 2 - TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS