A MÁQUINA DO TEMPO DO DEI: viajando pela história do atletismo - saberes e movimentos na educação infantil
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta em desenvolvimento no Departamento de Educação Infantil do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás – DEI/CEPAE/UFG para o ensino do atletismo às crianças do agrupamento Jacaré, constituído por crianças de 4 anos a 4 anos e 11 meses. Trata-se do trabalho de conclusão da disciplina “Fundamentos teórico-metodológicos de ensino em Educação Física” do mestrado profissional em Ensino na Educação Básica – PPGEEB/CEPAE/UFG. A sequência pedagógica elaborada pelos referidos professores está organizada em 8 intervenções que estão sendo desenvolvidas uma vez por semana, no turno matutino, no período de 11/05/2016 à 08/07/2016, no DEI/CEPAE/UFG e na Faculdade de Educação Física - FEFD/UFG. O percurso pedagógico para o ensino do atletismo será desenvolvido em três momentos históricos distintos, porém interligados: 1º) Pré-história: os movimentos básicos de correr, saltar, lançar e arremessar para garantia da sobrevivência do ser humano, 2º) Grécia antiga: a origem do atletismo como prática esportiva e 3º) Dias atuais: a modalidade esportiva atletismo e suas provas, objetivando apresentar a trajetória histórica de construção dessa modalidade em suas práticas de corrida, salto, arremesso e lançamento, seu desenvolvimento e evolução como produto da elaboração cultural humana. Esta proposta de ensino está fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani, na Psicologia Histórico Cultural de Vigotski e na Abordagem Crítico-Superadora da Educação Física de Soares et al. Tem como marco inicial a prática social das crianças em relação ao tema proposto (sua movimentação: saltos, corridas, lançamentos e arremessos), de onde parte a problematização, seguida da instrumentalização, objetivando que a catarse aconteça e oportunize uma nova prática social. A avaliação se dá em todo o processo de intervenção, por meio da observação e registro em diário de campo, das produções das crianças, da verbalização nas rodas de conversa e dos registros fotográficos e de vídeos.Downloads
Publicado
2016-09-21
Edição
Seção
GT 5 - EDUCAÇÃO INFANTIL