sexualidades “(a)normais” e discursos de professores: ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • Clodoaldo Ferreira Fernandes

Resumo

Esta comunicação relata pesquisa de mestrado em andamento, na área da Linguística Aplicada, em inter-relação com a Educação. O objetivo central da pesquisa é investigar como professores da educação básica se posicionam, discursivamente, a respeito da diversidade sexual no ambiente escolar. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, conduzida em escolas da rede pública estadual na cidade de Anápolis em Goiás, cujos dados estão sendo coletados a partir de instrumentos como grupo focal, observação de aulas e diários de campo. A fundamentação teórica se fundamenta nos princípios da Análise de Discurso Crítica (ADC). Nessa perspectiva, observa-se que o discurso é um “modo de ação” que se imbrica em práticas sociais construindo sentidos e maneiras de ser na sociedade. Através da materialização das identidades, os discursos legitimam e dão lugar para quem é considerado “normal” e exclui aquele que é tido como “anormal”. A escola como um espaço onde circulam diferentes maneiras de ser e se comportar, constitui-se um lugar privilegiado de investigação e questionamentos dessas “(a)normalidades”, tendo em vista que esse ambiente pode fomentar o exercício da cidadania. Assim, a discussão das sexualidades ‘fabricadas’ em distintas instituições, como a família e a escola, torna-se relevante, na medida em que desestabiliza o instituído e questiona os processos pelos quais são legitimadas as práticas sociais. Portanto, concluímos que a escola é uma instituição importante capaz de promover a reflexão em diferentes aspectos da sociedade. Nesse sentido, o espaço escolar possibilita que haja discussões sobre as sexualidades em seu espaço, uma vez que essa instituição pode agenciar o debate oportunizando que os alunos e as alunas sejam partícipes de suas sexualidades.

Publicado

2014-08-04

Edição

Seção

Resumo Expandido