EDUCAÇÃO E TRABALHO: Concepções e ações dos gestores do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Empregro (Pronatec) no Instituto Federal de Goiás
Resumo
Pesquisa qualitativa, com análise documental, observação direta e entrevistas semiestruturadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) campus Inhumas. O método adotado é o materialismo histórico dialético, uma vez que este permitirá captar o movimento real do objeto e suas múltiplas determinações (Paulo Netto, 2011). O objeto de pesquisa é educação e trabalho no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo geral consiste em identificar se as concepções de educação e trabalho dos gestores do Pronatec refletem em suas práticas de elaboração e execução dos cursos profissionalizantes de curta duração do programa. O problema de pesquisa é assim enunciado: Existem relações entre o que concebem os gestores sobre educação e trabalho e o que praticam como coordenadores e executores dos cursos profissionalizantes de curta duração do Pronatec. O Pronatec foi criado no ano de 2011. É uma tentativa governamental, de iniciativa da União, de formular e desenvolver políticas educacionais com a finalidade de promover a interconexão entre um projeto de educação para os trabalhadores e a formação para o mundo do trabalho. Segundo Kuenzer (2000), a reestruturação produtiva e as mudanças nas formas de gestão da força de trabalho trazem como consequências a celebração e a necessidade da qualificação profissional enquanto forma possível de inserção do trabalhador na nova dinâmica produtiva. Para se adequar a estas transformações, a Educação Profissional brasileira passa por uma extensa reforma – iniciada na década de 1990 e que ainda está em curso – cujas diretrizes e estratégias se encaixam em um pacote de orientações fornecidas pelos organismos internacionais e regionais (Banco Mundial, CEPAL, dentre outros) para os países da periferia do capitalismo (LEHER, 1999; LIMA FILHO, 2000). Nesse sentido, uma proposta de formação profissional em âmbito nacional, tal qual o Pronatec, caminha na esteira de uma série de políticas educacionais anteriores, cujo objetivo continua o mesmo até a atualidade: integrar a qualificação profissional à geração de emprego, trabalho e renda, atendendo a interesses de grupos específicos e suprindo as demandas do atual projeto de desenvolvimento do país. Os eixos da fundamentação teórica desta pesquisa estão sendo construídos e podem, preliminarmente, ser assim relacionados: 1. Concepções de educação e trabalho; 2. Relação teoria e prática: estudo sobre a práxis; Com relação à metodologia, a realização da observação direta já está em andamento. Na etapa seguinte da pesquisa serão entrevistados os gestores do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do campus Inhumas do Instituto Federal de Goiás (IFG). Intenta-se, como resultados, verificar a existência ou não das relações entre as concepções de educação e trabalho dos gestores do programa naquela instituição e suas práticas na coordenação, elaboração e execução dos cursos profissionalizantes de curta duração.