Mediação pedagógica em contextos de aprendizagem online: uma reflexão sobre o processo de mediação pedagógica nos cursos a distância oferecidos aos professores da rede pública na cidade de Itumbiara -GO.

Autores

  • Yara Oliveira e Silva

Resumo

O estudo propõe uma reflexão sobre a mediação pedagógica nos cursos de formação de professores na modalidade de educação a distância (EAD). Partimos da contextualização da EAD com a finalidade de situar o atual momento dessa modalidade de ensino especialmente com foco nos cursos de formação de professores. Ressaltamos a influência das tecnologias de informação e comunicação (TIC) que precisam ser compreendidas como ferramentas pedagógicas que viabilizam a mediação pedagógica por parte dos professores orientadores e/ou formadores no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e nunca como ferramentas autônomas, capazes de mediar isoladamente o processo de construção de conhecimento. A análise sobre a mediação pedagógica implica uma apreciação sobre a didática na EAD, sobre a qual é preciso refletir a sua construção nos novos contextos e ambientes virtuais. Esses contextos transitam entre duas necessidades que se complementam: de um lado, alunos em busca de formação, seja inicial ou continuada, que visualizam na EAD possibilidade de satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais e; de outro, é indiscutível a necessidade de professores formados para trabalhar na era digital como formadores nos AVA capazes de conduzir a construção de conhecimento em ambientes virtuais. Com isso, a palavra mediação atinge um amplo significado, pois não se trata apenas de utilizar recursos, mas de saber utilizá-los pedagogicamente num amplo e complexo processo comunicacional, indispensável em ambientes virtuais.

Publicado

2014-08-04

Edição

Seção

Resumo Expandido